Bob Marley - Historia


No dia 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, nasceu Robert Nesta Marley (Bob Marley), o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos, filho de Norval Sinclair um cinqüentão oficial da marinha Britânica e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Em 1955, apos a morte de seu pai, Marley e sua mãe se mudaram para Trenchtown, uma favela de Kingston, onde o garoto era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura.
.
O menino cresceu nesse ambiente junto com outros meninos de rua e, em especial, seu amigo Neville O’Riley Livingston, mais conhecido como Bunny, com quem começou a tocar latas e guitarras improvisadas em casa. O som que os dois garotos faziam era influenciado principalmente pelas emissoras do sul dos Estados Unidos que conseguiam captar nos seus rádios e que tocavam músicas de artistas como Ray Charles, Curtis Mayfield, Brook Benton e Fats Domino, além de grupos vocais como The Drifters que tinham muita popularidade na Jamaica.
.
Aos 14 anos Bob Marley começou a trabalhar como soldador para ajudar sua mãe, mas ja tinha como grande objetivo a musica, foi quando Bob sofreu um acidente com uma fagulha da solda com que trabalhava que quase queimou seu olho, foi o bastante para ele deixar o trabalho e se dedicar exclusivamente a musica com seu amigo Bunny.
Bob e Bunny começaram a ter aulas de canto com Joe Higgs. um cantor que ja tinha uma certa fama na ilha e que dava aulas de canto para iniciantes, e onde conheceram outro jovem cantor Winston Hubert McIntosh (Peter Tosh) com quem formariam um grupo mais a frente, os Wailing Wailers.
Leslie Kong um empresario que procurava talentos locais e investia naquilo que seria a Reggae Music, ouviu Bob e impressionado levou Bob a um estúdio para gravar algumas musicas. Ainda com 14 anos Bob Marley grava seu primeiro compacto "Judge Not".
.
Aos 16 anos Bob decidiu que o melhor caminho para o sucesso era montar um grupo, formando o Wailing Wailers com Bunny e Peter. O novo grupo foi apresentado ao produtor Clement Dodd que ouviu e decidiu investir no grupo.
Eles seguiam a tendência do ritmo na Jamaica que era o Ska que, com uma batida forte e dançante misturava elementos africanos com o rhythm and blues norte-americano. O Reggae foi uma evolução do ska, que foi ficando mais lento, já que os dançarinos da época reclamavam do calor que sentiam ao dançar o rápido ritmo.
O Wailing Wailers lançam seu primeiro sucesso "Simmer Down" pela gravadora Coxsone no fim de 1963 e em janeiro a musica ja era a mais tocada na Jamaica e se tornou o Hino dos moradores de TrenchTown e de topo o povo oprimido da capital Jamaicana.
.
Em 1966 Bob conheceu Rita Anderson com quem se casou no dia 10 de fevereiro. Mesmo com grande sucesso a vida na Jamaica não estava fácil, e Bob decidiu ir morar nos Estados Unidos, para onde sua mãe havia mudado apos ter se casado novamente. Bob ficou apenas 7 meses com sua mãe e decidiu retornar a Jamaica.
Bob chegou em Kingston em outubro de 1966, e a ilha que ele encontra é totalmente diferente, o país vive sob o impacto da filosofia rastafari. Tudo isso graças a visita da Sua Majestade Imperial Ras Tafari Makonnen que trouxe nova força ao movimento rasta, em 1930 Ras Tafari se tornou o primeiro imperador negro da África, no país da Etiópia. Depois da Sua Coroação Ras Tafari adotou o nome de Hailé Salassié. Salassié afirmava ser de uma linhagem sagrada: descendida do casamento do rei judeu Salomão com a rainha de Sabá. A família de Davi, Pai de Salomão, gerou nada menos que JESUS CRISTO. Os rastas vêem Salassié como o novo Messias.
. A partir desta visita e da conversão de Bob Marley ao Rastafarismo, ele e todos os que acreditavam em Salassié começam a deixar os DreadsLocks crescerem. E Bob viria a ser o principal pregador da religião rastafari, sua crença no imperador o transformou no maior símbolo da pregação rasta.
A nova crença rastafari dos Wailers os colocou em conflito com a gravadora Coxsone, e decididos em controlar seu próprio destino criaram um novo selo, o Wail´N´Soul. Mas não tiveram muito sucesso e o selo faliu em 1967, o grupo entretanto sobreviveu como compositores de uma companhia associada ao cantor americano Johnny Nash, que na década seguinte, teria um grande sucesso com "Stir It Up" de Bob.
No Verão de 1971 Bob recebeu um convite de Johnny Nash para acompanhá-lo a Suécia, onde assinou contrato com a mesma gravadora de Nash, a CBS. Na primavera de 1972 todos do grupo Wailers estavam na Inglaterra, promovendo o single "Reggae on Broadway" mas sem grandes resultados. Bob foi ate os estúdios da Island Record, que havia sido a primeira a dar atenção ao crescimento da musica jamaicana, e pediu a Chris Blackwell, seu fundador, uma proposta para gravar um álbum e para que, pela primeira vez, uma banda de Reggae tivesse acesso as mais avançadas técnicas de gravação e fosse tratada como eram as bandas de Rock da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails