O Asteróide Apófis irá colidir com a Terra?



Apófis, se esta é a primeira vez que você ouve falar esse nome, se acostume. Apófis é um asteróide que em 2004, foi anunciado por cientistas da NASA, de que existia uma pequena chance (quase 2,5%) de ele atingir a Terra em 2029. Antes dos cientistas calcularem sua rota ele tinha o nome provisório de 2004 MN4, apos sua rota ser calculada suficientemente bem (em 2005) ele recebeu o numero permanente 99942. Apos receber um numero permanente o asteróide pode receber um nome. "Aphofis" nome grego do inimigo de Rá, conhecido como o descriador.
Algumas observações e cálculos adicionais, concluíram que a chance do asteróide atingir a Terra era nula. Porém cientistas afirmam que em 2029 ao passar muito próximo da Terra, o asteróide seria afetado pela força gravitacional da Terra, o que iria fazer com que em sua próxima trajetória prevista em abril de 2036, a colisão iria ocorrer. O asteróide estava no nível 4 por um curto espaço de tempo na escala de Turim, que é um método para categorizar os perigos que objetos próximos a terra como asteróides e cometas podem provocar, antes de ser rebaixado para Nível 0 em 2006. O asteróide fará uma passagem próxima a Terra em 2012/2013 onde será amplamente analisado pelos astrônomos, que caso constatem perigo na trajetória do objeto, serão desenvolvidas sistema e maquinas para mudar a trajetória do asteróide, diminuindo a probabilidade de impacto em 2036 para zero.


5 Maiores Crateras de Impacto

A Nasa estimou inicialmente que a energia que o Apófis liberaria se atingisse a Terra como equivalente a 1.480 megatons de TNT. Uma estimativa da Nasa posterior, mais refinada, era de 880 megatons. O impacto que criou a Cratera Barringer ou causou o evento de tunguska são estimados como estando no intervalo de 3–10 megatons. A erupção de 1883 do Krakatoa foi equivalente a quase 200 megatons. Os efeitos exatos de qualquer impacto variam bastante dependendo da composição do asteróide, localização e ângulo do impacto. Qualquer impacto será extremamente danoso a uma área de milhares de quilômetros quadrados, mas seria bastante improvável que tivesse efeitos globais duradouros, como o início de um inverno de impacto.

FONTE:

6 comentários:

  1. Se vivo, estarei com 56 anos! Uma boa idade pra ver espetáculos de fogos...
    Agora, falando sério: com certeza, em 2036 a tecnologia estará tão avançada (se o homem não destruir tudo antes) que telepaticamente enviarão um pensamento de cometa ao asteróide, e o mesmo fugirá de medo!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Wtf... fujam para as montanhas voadoras que é cilada Bino!

    ResponderExcluir
  3. NÃO SO É VERDADE, COMO ESTA PREVISTO SUA QUEDA NA VENEZUELA EM 21 DE ABRIL DE 2036, SERA O FIM PARA TODO O CONTINENTE AMERICANO E CANADA.

    ResponderExcluir
  4. NA ENTRADA DA ATMOSFERA, SE DESÇOCARA UM PEDAÇO DELE QUE CAIRÁ NO MAR, PROVOCANDO ONDAS DE APROXIMADAMENTE 9 METROS, DESTRUINDO TODAS AS CIDADES A BEIRA MAR, NADA PODERA SER FEITO, ELE MEDE 200X250 M.DE PURA ROCHA, RODEADO POR 50 KM DE PEQUENAS ROCHAS, ORBITANDO A SUA VOLTA, ENVOLTAS NUMA CORTINA DE GAZ. ALEM DISSO ESTA EM APOCALIPSE.

    ResponderExcluir
  5. minha opinião, pode ser que seja verdade mas nada acontece sem que deus permita, podemos mudar essa desgraça atraves da oração mundial suplicar pela vida na terra.Que esse cometa ou meteoro sei lá o que mude seu percurso, nada é impossivel reflita...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails