Tempestade Solar à Vista



As famosas Auroras Boreais sempre fascinaram a todos, elas ocorrem quando elétrons de carga elevada, vindos de ventos solares interagem com elementos da atmosfera terrestre. Os elétrons, quando penetram em nossa atmosfera terrestre encontram átomos de oxigênio e de nitrogênio dando efeitos magníficos. Esses ventos solares têm certa regularidade, ocorrendo em ciclos aproximados de 11 anos.


Nosso planeta já passou por varias tempestades solares, a de 1859, por exemplo, quando ocorreu a maior delas já documentada. O belo show de luzes pôde ser vistos nos EUA, em partes da Europa, Japão, Austrália e até mesmo no México. Naquela época o telégrafo deixou de funcionar em vários desses lugares. Não se sabia o que era, mas logo descobriram a relação com a imensa tempestade solar. Foi quando se descobriu que elas podem ser belíssimas, mas comprometem os sistemas elétricos.

Em março de 1989, uma tempestade solar intensa afetou os canadenses da região de Quebec. A rede elétrica não agüentou e entrou em colapso. O blecaute durou nove horas e deixou sem energia mais de 6 milhões de pessoas. Na Bolsa de Valores de Toronto, quatro discos rígidos de computador pararam de funcionar um após o outro. O pregão congelou - nem o backup continuava de pé - enquanto a equipe de suporte técnico tentava em vão localizar o causador do mistério. Mais de 6 mil satélites saíram de suas órbitas.

O fato é que várias tentativas de prever com exatidão as tempestades solares falharam. Mas há um indício inegável: as manchas solares desaparecem da superfície do Sol alguns anos antes do acontecimento: é a tal calmaria antes da tempestade. E isso aconteceu em 2006. O Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR) prevê uma tempestade ainda maior do que a de 1989 (só perderá pra de 1859). E a data, segundo ele, é 2012.

Os impactos da falta de eletricidade, por exemplo, acabariam com a distribuição de água potável em questão de horas, alimentos e medicamentos perecíveis seriam perdidos entre 12 e 24h; serviços de esgoto, telefones, transportes, abastecimento de combustíveis seriam interrompidos, etc. A energia poderia levar meses para ser restabelecida, segundo a pesquisa. Durante este período os bancos poderiam estar fechados e o comércio internacional seria suspenso. “Sistemas de emergência seriam levados ao limite e o controle e comando poderiam ser perdidos”, escreveram os pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA. “Sejam catástrofes terrestres ou incidentes do clima espacial, os resultados podem ser devastadores para as sociedades modernas que dependem, de uma miríade de modos, em sistemas tecnologicamente avançados”, os cientistas afirmaram em uma declaração divulgada junto com o relatório.

Este fato por estar previsto em 2012 deu forças as certas profecias, como a do calendário maia que prevê o fim do mundo e de uma estranha série de eventos terríveis em 2012. Seria apenas Coincidência? Talvez, mas o calendário deles (cuja origem se perdeu, mas que provavelmente remonta aos Olmecas) é bem montado e resolvido em Eras (que equivalem a 13 Baktuns). Segundo suas tradições, ao final de cada Era o mundo é destruído e recriado. A recriação do mundo na nossa Era atual se deu em 3114 a.C. e termina numa sexta, 21 de dezembro de 2012. Nesse dia se dará um alinhamento astronômico muito raro, onde o Sol estará alinhado com o centro da nossa galáxia na Via Láctea. Isto marcará o final da Era correspondente ao "Quinto Sol" e o começo de outro ciclo cósmico, chamado "Sexto Sol".

A profecia Maia também descreve os 20 anos anteriores ao primeiro dia do "Sexto Sol" com certo detalhe. Este ciclo menor, denominado Katum, já chegou a quase dois terços da sua duração total. Ele nos permite verificar até que ponto da atualidade foi cumprido suas profecias e conseqüentemente, decidir se seus acertos merecem suficiente credibilidade. O último Katum – denominado por eles "o tempo do não tempo" - teve início no ano de 1992 do nosso calendário, logo após um eclipse do Sol, que eles profetizaram (calcularam?) para o dia 11 de julho de 1991 (e que aconteceu realmente). Segundo o Chilam Balam (livro sagrado Maia) após sete anos do início do último Katum (1999) começa uma era de escuridão e os desastres na terra (terremotos, furações e erupções vulcânicas) aumentariam consideravelmente.

Certos ou errados mesmo que uma tempestade devastadora ocorra ainda assim estaríamos longe do nosso fim, mas imaginarmos nos dias de hoje extremamente dependentes de equipamentos eletrônicos, sem eles, seria um fim antes mesmo do fim. Você pode até não acreditar nisso, mas é bom ir reservado alimentos e bastante filtro solar porque as coisas podem esquentar.

FONTE:

3 comentários:

  1. Posso ser mais um na Matrix, mas... o clima na humanidade é de muita apreensão...medo? não! Tenho medo apenas do que posso evitar!
    Apreensão sim, pois não sabemos ainda que rumo deveríamos tomar num evento catastrófico a nível planetário... não nos preparamos!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. http://astropt.org/blog/2008/08/22/2012/

    Já houve varias picos do sol,11 em 11 anos,e nunca morremos por causa disso!!

    ResponderExcluir
  3. Mas não tinhamos e nem dependiamos tanto assim da tecnologia 11 anos atras, e se tudo fritar como ficamos!?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails