Grand Canyon



O "Grand Canyon"  fica localizado no Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona (EUA), nas divisas dos estados do Arizona e Utah. O cânion é o maior do mundo e é conhecido como uma das sete maravilhas naturais do mundo. Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 30 km de largura e atinge profundidades de 2400 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos



Apesar de ser conhecido mundialmente, pouca gente sabe, mais o Grand Canyon recebe cerca de 7 milhões de visitas por ano. Foi visto pela primeira vez por um Europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi. É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.


A idade do cânion em si é um pouco complicado de dizer. Mas as rochas que constituem as tiras do cânion são extremamente velhas - a mais velha delas tem quase 2 bilhões de anos. Mas como o cânion foi criado por meio de um processo de erosão, sua idade não é a mesma de suas rochas mais antigas. Os geólogos estimam que o cânion em si tenha entre 5 milhões e 6 milhões de anos. O Grand Canyon é repleto de restos arqueológicos, com mais de 4.300 artefatos registrados descobertos em uma área de 4% do parque. Os artefatos humanos mais antigos registrados no parque têm quase 12 mil anos de idade, datando do período paleoindiano.






 








FONTE:

11 comentários:

  1. Muito bom seu artigo, gostei muito das imagens.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Perigoso, mas de uma beleza espetacular. Marvilhoso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. vejo o Grand Canyon como a mais bela obra da natureza, incrível.

    ResponderExcluir
  4. Se por um para quedas em mim eu ando por la,mas com certeza é uns dos lugares mais lindos do munto,a natureza é perfeita..

    ResponderExcluir
  5. Um lugar maravilhoso! Lá tive a experiência do silêncio mais intensa da minha vida. Fascinante!

    ResponderExcluir
  6. Depois de voar de para-quedas sobre o Grand Canyon, a sensação de é de uma gigantesca liberadade

    ResponderExcluir
  7. Mas que lindeza! Aqui podemos vislumbrar a história do nosso planeta contada pelas camadas das rochas aqui expostas... O trabalho de milhões de anos realizado pela água... É lindo e maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Lugar maravilhoso, porém acredito que tenha se formado de outra maneira.
    Vejam esse link sobre o grande diluvio.

    http://prjoseiadrn.blogspot.com.br/2011/08/as-provas-decisivas-que-um-diluvio.html#comment-form

    Bjinhos..Carol

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus! Será que um dia terei condições financeiras de ir lá? É espetacular! Parabéns a quem postou as fotos. Eu sou louco por essas aventuras.

    Pedro Neto - Senai João Pessoa/PB

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails