Petra - A cidade das Rochas




Petra é uma cidade situada ao Sul da Jordania, escondida nas montanhas, cujo complexo arquitetônico foi todo construído em pedra. Petra é um tesouro arqueológico, uma cidade 'cor-de-rosa' de mais de 2 mil anos, declarada Patrimônio da Unesco desde 1985 e escolhida como uma das sete novas maravilhas do mundo em 2007.

Descoberta em 1812 pelo explorador suíço Johann Ludwig Burchardt, a cidade ficou famosa como cenário das aventuras do superarqueólogo interpretado pelo ator Harrison Ford no filme Indiana Jones e a Última Cruzada, de 1989. Hoje, as ruínas da cidade são um dos sítios arqueológicos mais visitados do mundo. Porém, a vida e os hábitos de seus habitantes só agora começam a ser revelados. Novas pesquisas mostram que Petra era maior, mais rica e abrigava muito mais gente do que se pensava.



Toda esculpida em rochas e penhascos, Petra esteve por muito tempo escondida atrás do Siq, um enorme labirinto de gargantas e estreitos rochosos. “É uma fortaleza natural escolhida pelos nabateus, um povo de nômades árabes que chegaram na região por volta do século 3 a.C. Foram eles que construíram Petra”, afirma Glenn Markoe, historiador da Universidade de Cincinatti, nos Estados Unidos, e um dos curadores da exposição Petra: A Cidade Perdida de Pedra, no Museu de História de Nova York. “A maioria das construções foi feita a partir do século 2 a.C e demorou cerca de 200 anos.”


Segundo Markoe, os nabateus dominaram o comércio de seda e especiarias pela Península Árabe até o século 1. Com caravanas e camelos indo e vindo do Egito, da Índia, da Síria, da Arábia e de outras regiões, Petra transformou-se numa cidade internacional e, conseqüentemente, absorveu um pouco de cada cultura que passava por lá. “O idioma dominante era o aramaico, mas, em 2002, foram descobertos documentos escritos em grego e até em latim”, diz ele. Eles ainda criaram suas próprias moedas.


Por volta do ano 50, a cidade teria atingido seu pico populacional, com 20 mil habitantes. “Esse número foi estimado com base em documentos e nas construções extremamente sofisticadas. Foram encontrados diversos templos – alguns deles com a altura de edifícios de 17 andares –, cerca de 3 mil sepulturas, casas e espaços comunitários”, afirma Markoe. Mesmo assim, ainda havia dúvidas sobre a quantidade de gente que poderia morar ali: o principal fator limitante era a água, já que as fontes mais próximas estão a quilômetros de distância. “Sabíamos que eles eram mestres em reter a água da chuva, mas, em 2002, foi encontrado um reservatório do tamanho de uma piscina olímpica bem no centro de Petra”, diz Markoe. “Estimamos que o sistema de aqueduto possa ter carregado 40 milhões de litros de água potável por dia.”
No entanto, apesar das novas pesquisas, alguns mistérios sobre a cidade pemanecem. O maior deles é o motivo de sua desocupação. Uma grande seca poderia ter colocado o abastecimento de água em colapso. Outra hipótese é que Petra, que fica sob uma região de atividade sísmica, tenha sido simplesmente abandonada. “Sabe-se que, em 9 de maio de 356, um grande terremoto destruiu metade da cidade”, afirma Markoe. “Petra pode nunca mais ter se recuperado, e o restante da população teria deixado a região temendo novos abalos.”



FONTE:
Wikipédia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails