Os Piores Virus da Historia



Essa lista está em ordem cronológica, os dez piores vírus criados para PC em todos os tempos. Estas pragas causaram danos econômicos importantes, chegando a bilhões de dólares em alguns casos, além de ocasionarem a perda de uma quantidade considerável de dados e deixarem um grande número de máquinas danificadas. Saiba um pouco mais sobre os vírus mais perigosos da Historia.

1 – STONED
Eis o início do problema: antes mesmo da era do www, os primeiros vírus de computador se espalhavam através de disquetes. O Vírus de Boot foi um dos primeiros tipos a surgirem no mundo. Surgiu em 1987 e era conhecido como Stoned. Os usuários infectados recebiam a seguinte mensagem na tela: “Seu computador está agora apedrejado”.

Diversos variantes do vírus foram criados, dando início à prática dos hackers de atualizarem o código de um vírus existente para criar mais infecções.

2 – JERUSALÉM
No final de 1987, o vírus Jerusalém começou a se espalhar. Esse vírus foi muito mais destrutivo do que o Stoned, pois infectava arquivos dos tipos .exe e .com. O vírus infecta os ficheiros sempre que estes são executados, e aumentam seu tamanho a cada execução, até que tenham um tamanho que não possam ser carregados em memória. 

Como o vírus era lançado sempre nas sextas-feira 13, a propagação era lenta comparada ao Stoned. Mesmo assim, o Jerusalém teria destruído dezenas de milhares de programas dos usuários infectados.

3 – MORRIS WORM
Em novembro de 1988 surgiu o primeiro “worm”, um programa que se espalha independentemente pela internet, sem a intervenção humana, infectando redes públicas. Na época, estima-se que o vírus infectou cerca de 10% dos computadores conectados à internet, que estava ainda em seus primórdios.

O criador, Robert Tappan Morris, filho de um famoso cientista da computação, tornou-se a  primeira pessoa condenada sob Fraude Informática e Lei de Abuso. Robert Tappan Morris, era estudante da Cornell University e para despistar sua origem, foi disseminado a partir do MIT em 2 de Novembro de 1988. Curiosamente, hoje ele é professor do MIT.

4 – CONCEPT
Os anos 90 viram o desenvolvimento de uma série de novos “bugs” (que causam erros e defeitos), incluindo os chamados vírus polimórficos, que poderiam mudar de forma a cada nova infecção, tornando difícil para o antivírus detectar a presença da ameaça.

Em 1995, o vírus Concept inovou, escrito em linguagem Word Basic da Microsoft, ao ser o primeiro a infectar documentos do Microsoft Word. Usuários que compartilhavam documentos infectados via email ajudaram a tornar o vírus um dos mais rápidos a se disseminarem na época. 

5 – MELISSA
Melissa apareceu em meados de 1999 e foi o primeiro vírus projetado para se espalhar de computador para computador, sem depender da ação dos usuários. Foi o vírus mais rápido a se espalhar pelo mundo. Para cada PC infectado por email, o vírus identificava outros 50 usuários da lista de contatos da vítima.

O aumento do tráfego de email forçou empresas como a Intel e a Microsoft a desligarem temporariamente seus servidores de email até que o vírus fosse eliminado.

6 – LOVE BUG
O Love Bug é considerado um dos vírus mais destrutivos que já existiram: ele infectou mais de 50 milhões de computadores em apenas nove dias. Ele funcionava como o Melissa, usando o email para agir e se espalhar para contatos do destinatário.

Uma suposta carta de amor de um admirador secreto era enviada por email. Quando a vítima abria, o script anexado excluía arquivos pessoais e mudava a página inicial do Internet Explorer, desencadeando uma montanha de lixo eletrônico. Várias instalações militares desligaram suas redes até que o vírus fosse eliminado.

7 – ANNA KOURNIKOVA
Não era preciso ser fã de tênis para se tornar uma vítima desse vírus, que circulou na internet em 2001. Ele inaugurou o que se tornou uma tática comum: o vírus Kournikova atraia os destinatários prometendo uma imagem anexada da tenista escultural. Não havia nenhuma imagem por trás da mensagem – apenas um obcecado jovem programador da Holanda, que rapidamente se entregou às autoridades.

8 – CODE RED
Em 2001, os pesquisadores de antivírus se frustraram com um novo worm, chamado de Code Red. O vírus atacou servidores da Microsoft e infectou mais de 350 mil computadores. Foi difícil eliminar o Code Red, que era capaz de infectar sistemas que tinham acabado de ser limpos. 

Eles exploravam a vulnerabilidade do sistema operacional encontrada em máquinas com o Windows 2000 e o Windows NT. Essa fragilidade era um problema de sobrecarga do buffer, o que significa que quando um computador com estes sistemas operacionais recebe mais informação do que o buffer consegue lidar, ele começa a sobrescrever a memória adjacente.

9 – NIMDA
Nimda ( que é Admin, abreviação de Administrador, de trás para frente) não foi somente um vírus (uma alteração em programas ou arquivos), mas também um worm e um cavalo de Tróia (programa que finge ser benigno). Ele apareceu em 18 de setembro de 2001, levando a imprensa a ligar o vírus com o grupo Al Qaeda. Embora as estimativas variem, é relatado que o Nimda tenha causado prejuízos de milhares de milhões de dólares.

10 – NETSKY E SASSER
Com tantos vírus interferindo um no outro na época, os worms Netsky e Sasser se destacaram ao tentar limpar outros worms no PC da vítima, antes de instalarem-se. O Sasser atacava PCs através de uma vulnerabilidade do Microsoft Windows. Diferente de outros worms, ele não se espalhava por e-mail. Ao invés disso, uma vez que o vírus infectava um computador, ele procurava por outros sistemas frágeis. 

Ele contatava esses sistemas e os instruía para baixarem o vírus, que procurava endereços de IP aleatórios com o objetivo de encontrar potenciais vítimas. Ele também alterava o sistema operacional de modo que dificultasse o desligamento do computador sem cortar a energia do sistema. O Sasser chamou a atenção por ter entrado no sistema de comunicação por satélite da agência de notícias francesa France-Presse, e pelos problemas causados à companhia Delta Air Lines, fazendo com que alguns voos fossem cancelados. Os dois vírus foram rastreados. O criador foi um estudante de ciência da computação alemão de 17 anos. 

11 - STUXNET
A origem do vírus Stuxnet ainda não foi definida, sabe-se que provavelmente tenha sido desenvolvido a mando de um país (Estados unidos ou Israel), teoria defendida por Mikka Hypponen, não sendo possível o seu desenvolvimento por usuários domésticos e necessitando-se de informações detalhadas e de difícil acesso sobre o funcionamento da usina. 

Stuxnet é um worm de computador projetado especificamente para atacar o sistema operacional SCADA, desenvolvido pela Siemens para controlar as centrífugas de enriquecimento de urânio iranianas. Foi descoberto em junho de 2010 pela empresa bielorrussa desenvolvedora de antivírus VirusBlokAda. É o primeiro worm descoberto que espiona e reprograma sistemas industriais. Ele foi especificamente escrito para atacar o sistema de controle industrial SCADA, usado para controlar e monitorar processos industriais. 

O Stuxnet é capaz de reprogramar CLPs e esconder as mudanças. O vírus pode estar camuflado em mais de 100 mil computadores, porém, para sistemas operacionais domésticos como o Windows e Mac OS X, o worm é inofensivo, só funciona efetivamente nas centrífugas de enriquecimento de urânio iranianas, já que cada usina possui sua própria configuração do sistema SCADA.

FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails