A Teoria das Cordas


Uma das Teorias mais importantes de todos os tempos, certamente é a Teoria da Relatividade, proposta por Albert Einstein em 1905. Ela diz que Tempo e Espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados, mesmo que você esteja parado lendo este blog (espaço), você esta se movendo (tempo). Einstein também conclui que esta dimensão 'tempo' pode ser acelerado ou freado, podendo passar mais rápido para uns e mais devagar para outros. Um corpo em movimento por exemplo, teria o tempo passando mais devagar.


Desta forma, o Tempo deixa de ser um valor universal e passa a ser relativo ao ponto de vista de cada um. O tempo passa cada vez mais devagar até que se atinja a velocidade da luz, o valor máximo possível no Universo. A Teoria da Relatividade explica muito bem como as grandes coisas funcionam, ou melhor, tudo que é maior que um átomo. Mas ai fica uma duvida, e para as coisas menores que um átomo?


Para as pequenas partículas, nas dimensões atômicas e subatômicas, foi observado que as coisas se comportavam de uma outra maneira, não produzindo resultados concretos. Podemos dizer que um trabalho de equipe, unindo trabalhos de Planck, Einstein, Rutherford, Bohr, Schrodinger e Pauli, entre outros, deu origem a uma nova teoria que se estabeleceu somente em 1925, a da Mecânica Quântica. Um dos aspectos mais estranhos da teoria quântica é que é impossível saber certas coisas simultaneamente, como o momento e a posição de uma partícula - conhecer uma dessas propriedades afeta a precisão com que você pode conhecer a outra. 


O comportamento absolutamente estranho das partículas quânticas - como átomos, elétrons e fótons - tem intrigado os cientistas há quase um século. Albert Einstein foi um dos que acharam que o mundo quântico era tão estranho que a teoria quântica devia estar errada. Ainda assim, não era possível combinar estas duas teorias para explicar por exemplo a singularidade (energia e densidade infinitas presentes no interior dos buracos negros e no Big Bang)


Evolução Rumo ao Infinito?


Einstein passou grande parte da sua vida se dedicando a Teoria do Campo Unificado, que seria um modelo capaz de explicar as forças fundamentais (electromagnetismo, gravidade, força nuclear fraca e força nuclear forte). Muitos outros cientistas deram continuidade a este Trabalho, numa tentativa de unificar a Teoria da Relatividade com a Mecânica Quântica, além das 4 forças fundamentais surgiu a Teoria das Cordas.


Esta estranha Teoria que poderia explicar todo o Universo, em todos os níveis, prevê nada menos que 11 dimensões, existindo assim outros universos. Esses universos, poderiam interagir entre si, utilizando a gravidade, que poderia fluir entre eles, quando esses universos interagem, acontece um Big Bang semelhante ao que criou nosso universo. 


No passado, os cientistas descobriram que podiam dividir um átomo, sendo composto por partículas muito menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons (as outras dimensões ocultas fazem parte desse nível subatômico). Segundo a Teoria das Cordas, ainda poderíamos dividir estas partículas subatômicas, e que se fizéssemos, enxergaríamos pequenos filamentos, denominadas cordas. Tudo no Universo seria formado por estas cordas, que conforme seu comprimento e vibração, criariam e definiriam as características de uma partícula subatômica, explicando o porque há uma diversidade tão grande de partículas no universo.


Como ainda não foi comprovado, as cordas subquânticas ainda precisam ser observadas, o que as torna - e a teoria da qual elas vêm - totalmente teóricas. Einstein não viveu o bastante para ver sua busca pela Teoria do Tudo ser adotada por outros. Mas se a Teoria estiver correta, talvez, em um destes Universos os físicos já tenham encontrado a Teoria do Tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails