A Maravilha das Nebulosas



A palavra 'nebulosa' antigamente fazia referia a praticamente qualquer objeto astronômico extenso (como planetas, cometas e ate mesmo galáxias, pela sua aparência indistinta). A palavra 'nebulosa' vem da palavra grega para 'nuvem'. Hoje, a palavra nebulosa é reservada para objetos extensos consistindo na maior parte de gás e poeira.

As Nebulosas possuem muitas formas e tamanhos e são formadas de muitas maneiras. Em algumas nebulosas, estrelas se formam a partir de nuvens de gás e poeira; uma vez que algumas estrelas tenham se formado dentro da nuvem, a luz delas ilumina a nuvem, tornando-a visível para nós. 

Existem quatro tipos de nebulosas: 

Nebulosa de emissão: São nebulosas que brilham em diferentes cores, pois o gás delas emite luz quando estimulado pela radiação de estrelas jovens quentes que emitem fótons altamente energéticos.

Nebulosas de reflexão: refletem a luz de estrelas vizinhas que incide sobre elas.

Nebulosa escura: Presumivelmente a mais famosa nebulosa escura a Nebulosa cabeça de cavalo. Uma nebulosa escura é um grande nuvem molecular as quais se apresentam como regiões pobre em estrelas onde a poeira do meio interestelar parece estar concentradas.

Nebulosa planetária: é um objeto astronômico que é constituido por um invólucro brilhante de gases e plasma, formado por certos tipos de estrelas no período final do seu ciclo de vida.

Abaixo algumas das mais fascinantes nebulosas, a primeira deste post é a 'Olho de Gato'


NGC2818



 Hélice



Saturno 



Águia 



 Aranha Vermelha



 Formiga


 Anel


 Esquimó


 Ovo Podre


Órion


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails