Os Inteligentes também são Estúpidos


"Eu sei tanto, que não sei por onde começar"

Você pode até não acreditar, mais os inteligentes também são estúpidos. Responda uma questão de aritmética simples: Um taco e uma bola custam um real e dez centavos, quanto custa a bola sabendo que o taco custa um real a mais que a bola?
Se você como a maioria deu a resposta como dez centavos, você deu a resposta mais obvia e errada. 

Por mais de 50 anos, Daniel Kahneman, um professor de psicologia e ganhador de um Prêmio Nobel fazia esta mesmo pergunta, e analisava as respostas. Suas simples experiências mudaram profundamente a maneira de pensar sobre o pensar. Não somos tão racionais quanto gostaríamos. 

Quando as pessoas enfrentam uma situação de incerteza, ela não analisa cuidadosamente as informações , e sim toma apenas um atalho, o que muitas vezes leva a tomar decisões tolas. Esses atalhos são uma forma mais rápida de fazer a conta, pulando completamente a matemática. 

Um outro exemplo, no meio de um lago existe um aguapé, e a cada dia que passa este aguapé dobra de tamanho. Se são necessários 48 dias para que a planta  cubra todo o lago. Quando é que o lago estava coberto pela metade? A maioria da pessoas apenas iria dividir os 48 dias, tendo como resposta 24 dias, quando o correto é 47 dias.

O curioso é que pessoas inteligentes são mais vulneráveis a estes tipos de erros. Um estudo realizado com os estudantes de Havard, Princeton e o MIT, conclui que mais de 50 % dos estudantes deram a resposta errada a este tipo de teste. 

Segundo os estudos do professor Kahneman, geralmente somos mais capazes de perceber estes erros nos outros, do que em nós mesmos. O excesso de confiança, predições extremas e a falácia do planejamento - a tendência de subestimar a duração de um projeto-, nos outros, mas somos cegos a estes problemas em relação a nós mesmos.

O problema é que a causa dessa nossa 'irracionalidade' não pode ser curada, pois este é um problema inconsciente. Você parte para uma busca do autoconhecimento e acaba não se conhecendo. Ah e a propósito a bola custa cinco centavos. Mais esta você já sabia, não?

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails