Ressurreição Animal


Pesquisadores japoneses conseguiram reviver um camundongo que passou os últimos 16 anos congelado. O truque foi juntar a criogenia, que existe há várias décadas e nunca foi levada muito a sério pela comunidade científica, com as mais recentes pesquisas sobre clonagem.
Os cientistas conseguiram extrair DNA do cérebro do rato, que ficou 16 anos em um refrigerador comum, a menos de 20° C, o rato foi descongelado e teve seu cérebro extraído em laboratório, usaram esse material para criar uma cópia idêntica do animal, inserindo o DNA das células em um óvulo de rata, e 3 semanas depois o rato nasceu idêntico ao rato 16 anos antes. A grande novidade é que, pela primeira vez, a clonagem foi realizada com células congeladas – até então, acreditava-se que o frio estragasse o DNA. Os pesquisadores acreditam que a nova técnica possa ser usada para ressuscitar bichos desaparecidos há milhares de anos, como os mamutes – em 2007, na Sibéria, cientistas russos descobriram um filhote dessa espécie que estava congelado havia 40 mil anos. “É possível usar recursos da clonagem para reviver animais e também fazer um banco genético com tecido congelado de espécies ameaçadas de extinção”, afirma o biólogo Teruhiko Wakayama.


Geneticamente, o ratinho clonado é idêntico ao camundongo que passou 16 anos congelado. Mas não tem a mesma personalidade, nem as mesmas memórias, do outro rato. Mas, ainda que não se trate de uma ressurreição 100%, a descoberta animou as empresas e os cientistas que já praticam a criogenia – no mundo, um bocado de gente acredita na criogese, há 176 pessoas congeladas em tanques de nitrogênio líquido, alem de dez gatos, sete cachorros e até um papagaio já entraram nessa fria com seus donos. “Isso vai estimular as pesquisas, e o que for descoberto sobre a preservação de células e tecidos poderá nos ajudar”, afirma o canadense Ben Best, presidente do Cryonics Institute, grupo que mantém 90 pessoas em estado criogênico (o serviço custa US$ 100 mil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails