Pirâmides do Sol e da Lua


Monumentais e misteriosas, as Pirâmides do Sol e da Lua se encontram no sítio arqueológico de Teotihuacan, um dos mais conhecidos do mundo, localizada a 50 Km da cidade do Mexico. A cidade é uma das mais impressionantes do mundo antigo, foi fundada antes da era cristã e chegou a ter mais de 125 mil habitantes.
.
Erguida por uma cultura praticamente desconhecida no século I a.C., a cidade se espalhou por uma área maior que a da Roma imperial. Em 750 d.C., porém, ela foi abruptamente abandonada, talvez em razão de algum desastre ou seca. O ápice ocorreu nos anos 400 e 500, mas por volta dos anos 650 ela sucumbiu. Não se sabe muito bem o que causou seu lento desaparecimento, mas aparentemente a cidade esgotou os seus recursos ou foi atacada por povos nômades.


Quinhentos anos depois, os astecas descobriram Teotihuacan, e consideraram uma cidade sagrada construída pelos deuses ou por gigantes. Os templos e pirâmides do sítio arqueológico refletem a grandiosidade desse povo, mas ainda não revelou a história deles.
A pirâmide do Sol foi encontrada pelos arqueólogos em 1971 e em 98 foram achados vestígios humanos e oferendas na pirâmide da Lua.  
.
A Pirâmide do Sol é uma das maiores pirâmides da cidade. A sua estrutura é a mais volumosa de todo o recinto e é também a segunda em tamanho de todo o México, apenas superada pela Pirâmide de Tepanapa. Está orientada para o ponto exacto onde o Sol se põe. Tem 65 m de altura e no vértice superior existiu um templo. Estudos e escavações levados a cabo em 1971, conduziram à descoberta de uma gruta sob a pirâmide. A partir desta gruta e através de quatro portas dispostas como pétalas de uma flor, tem-se acesso a outras tantas salas. O acesso à gruta é feito através de um poço com 7 m de altura situado junto às escadas na base da pirâmide.
.
A prirâmide da Lua ainda que menor que a pirâmide do Sol, possui os mesmos vértices, pois está construída em terreno mais elevado. Tem uma altura de 45 m. Junto a esta pirâmide foi encontrada uma estátua chamada deusa da Agricultura, que os arqueólogos acreditam ser da época Tolteca primitiva. Esta pirâmide situa-se bastante perto da pirâmide do Sol, fechando o lado norte do recinto da cidade.
.
O sítio arqueológico de Teotihuacan alem de abrigar as pirâmides do Sol e da Lua, possuem diversos monumentos que se estendem-se por uma avenida conhecida como "Rua dos Mortos". Esta avenida tem o seu início no recinto da pirâmide da Lua e termina num recinto a que os espanhóis do século XVI chamaram Cidadela. O seu comprimento é de 4 km, com uma largura total de 45 m. Está orientada 15º 30' a oriente do norte astronómico, como aliás ocorre com quase todas as construções aqui encontradas. Ao longo da rua encontram-se os edifícios mais importantes que albergavam templos, palácios e casas de personagens importantes. Além destes, também as duas grandes pirâmides, a Casa dos Sacerdotes, o palácio de Quetzalpapalotl (borboleta quetzal), o palácio dos Jaguares, a estrutura dos Caracóis emplumados, o templo de Quetzalcóatl, a cidadela e muitas outras edificações que no seu tempo eram de grande beleza, se situam junto a esta avenida.
.
Teotihuacan é a cidade dos deuses e também a cidade dos mortos, aqueles que passam a ser teutl, isto é, heróis divinizados. Por estas razões, ao enterrar aqui pessoas notáveis, supunha-se que estas tinham categoria suficiente para converter-se em teutl; mas para que assim fosse era necessário que fizessem a passagem levando consigo uma máscara, pois os deuses nunca mostram a sua cara, cobrindo-a com uma máscara. Por este motivo os grandes senhores enterrados em Teotihuacan foram sempre providos de máscaras, podendo assim aceder a uma existência heróica além-túmulo.
.
Em todas as necrópoles pré-cortesianas foram encontradas, sobre os cadáveres, máscaras de vários tipos e de grande tamanho, nunca mais pequenas que o tamanho natural de uma cara.
.
No entanto, as máscaras de Teotihuacan são de uma beleza excepcional. Em Teotihuacan foram capazes de talhar estas máscaras em pedras duríssimas e de grande qualidade, escolhidas cuidadosamente de acordo com a sua cor natural e iridescências apresentadas Nunca reproduzem os traços especiais de cada indivíduo mas sim os traços gerais de cada povo.

3 comentários:

  1. Muito boas sua matéria, interessante e bem explicada.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. São realmente fantásticas, tive a oportunidade de visitar.

    Muito boa a sua matéria.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. bear grylls messer
    Look at my site :: bear grylls messer

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails