Poderes da Mente - Telepatia



Você com certeza já deve ter ouvido falar de casos ou "causos" relacionados a paranormais. Existem inumeros relatos, e todos eles podem ser classificados em 2 grupos: os que estão relacionados ao conhecimento (percepção extra-sensorial) e os que atuam sobre a matéria (psicocinese). Entenda im pouco desses fenomenos e algumas das proncipais manifestações.

TELEPATIA 

Quantas vezes você já pensou em alguem e minutos depois, recebe um telefonema ou se encontra com esta pessoa. Um caso impressionante, onde uma mulher anos atrás, não resistiu à sensação de estar sendo chamada pelo marido. Preocupada, saiu de casa e começou a andar pela calçada, atenta aos carros que passavam. Já estava na terceira quadra quando avistou o carro dele, parando no meio da rua. Sandra percebeu que o marido desmaiara sobre o volante e conseguiu socorrê-lo rapidamente. 

Halu Gamashi, escritora baiana que se dedica à filosofia e à ciência dos ancestrais, acredita que existam muitas formas de comunicação telepática, envolvendo inclusive os órgãos dos sentidos. Para ela, a telepatia se constitui entre duas pessoas extra-sensorialmente sensíveis que aprendem a identificar uma informação por meio de um trejeito facial, um movimento dos olhos, um gesto. “Eu sei o que você está pensando”, dizem-se mutuamente. No entanto, por ser um acontecimento comum, as pessoas nem se dão conta de que houve uma comunicação telepática. 

Certa vez, ao dar uma palestra em São Paulo, Halu notou um dos convidados, um suíço que não falava português e estava com uma pessoa que não falava alemão. Ao final da palestra, Halu propôs um momento para perguntas e respostas, e esse suíço e sua acompanhante não encontravam no dicionário a tradução para formular a pergunta. “A angústia dele em me perguntar mobilizou a minha sensibilidade. Senti uma espécie de dilatação na minha mente e vi-me dizendo para a moça: peça a ele que olhe para os meus olhos e faça a pergunta mentalmente, eu vou responder da mesma forma. Vi-me tocando as suas mãos. Nos olhamos profundamente e conversamos por meio da mão e da mente, por aproximadamente cinco minutos”, conta Halu. “No dia seguinte, voltamos a nos encontrar e, dessa vez, ele estava com uma pessoa que falava português e alemão. Rimos muito. Para ele, foi uma experiência nova. Nos emocionamos bastante.” 

Coisas desse tipo são impressionantes, mas não provam nada. Afinal tudo pode ser apenas coincidência. Quantas vezes pessoas tem esses pressentimentos e aquilo não leva a nada. A comprovação da telepatia necessita de resultados estatisticamente significantes de que esses fenômenos acontecem, mas esses resultados ainda não existem - não com a clareza suficiente. 

Telepatia é a interação entre duas mentes, com a transmissão de pensamentos, imagens e memórias. Se refere à aquisição de informações por outros meios que não os sentidos físicos conhecidos. E, como tudo o que é fora do normal caminha lado a lado com o ceticismo, parece não ter mesmo jeito: “Se você acredita, poderá ser associado ao charlatanismo, misticismo, ou ser visto como alguém facilmente influenciável. Se não, será suspeito de cientificismo ateu, de não possuir nenhuma abertura, nenhuma curiosidade científica”, diz Jean Claude Obry, pesquisador e filósofo francês que mora no Brasil há cerca de 20 anos. Ele é presidente da beOne Internacional Associação (BIA), que promove a qualidade de vida por meio da experimentação das sensações (os cinco sentidos). Segundo Obry, se os assuntos considerados fora da normalidade pudessem se encaixar na realidade cotidiana, eles não pareceriam tão assustadores. “Para permitir que o fora do normal se transfira para dentro dessa realidade, é preciso aceitar e mudar conceitos, regras e crenças que gerenciam o dia-a-dia. Se não fizermos essa mudança, nada será feito além de um debate agradável, mas estéril”, diz Obry.

Os jovens de hoje não estranham a tecnologia com a qual convivem desde pequenos, mas continuam fascinados pelos mistérios de histórias fora do normal de um Harry Potter, porque, para ele telefonar para alguém com segurança, nem precisa de um celular, basta a sua operadora celeste”, lembra Obry. 

Apesar de não haver consenso sobre a melhor teoria para explicar a telepatia, a parapsicolofia vem apresentando interpretações interessantes. Acreditava-se que a telepatia era um fenômeno eletromagnético, que funcionaria da mesma forma que os aparelhos de rádio e televisão. Que a transmissão de dados era feita atraves de ‘ondas mentais’, que transportariam informações do conteúdo cerebral. No entanto, as teorias baseadas nesse modelo caíram por terra porque, aparentemente, a telepatia não é limitada pela distância nem pelas barreiras físicas, como o são as ondas eletromagnéticas conhecidas. Outras teorias surgiram, procurando reconhecer mais o “porquê” do que “como” ocorre o fenômeno. 

Pesquisas sobre a possibilidade da existência da telepatia se tornaram sistemáticas a partir da década de 30, com a criação do Instituto de Parapsicologia na Universidde Duke, nos Estados Unidos, Onde pesquisadores realizaram provas experimentais para verificar se, de fato, a telepatia, entre outros fenômenos anômalos, ocorria. Com um baralho proprio para essa finalidade – o Baralho ESP (de extrasensory perception) ou Baralho Zener (assim chamado por causa de Carl Zener, especialista em percepção humana que o projetou), contendo 25 cartas, igualmente divididas em cruzes, círculos, ondas, estrelas e quadrados –, foram avaliados estatisticamente a ocorrência. Ao longo de quase cinco décadas, resultados significativos a favor da hipótese da telepatia foram conquistados. 

Muitos pesquisadores ao redor do mundo fizeram outros estudos, utilizando técnicas diferentes e chegaram a resultados similares. Acontece que os céticos descartam essas pesquisas, que eles consideram suspeitas. A técnica mais sofisticada para estudar a telepatia é o experimento de Ganzfeld. Esses testes começaram a ser aplicados na década de 70 e, até o momento, segundo alguns estudiosos, tiveram êxito em demonstrar, pelo menos, a possibilidade de existência da telepatia. 

O experimento utiliza um emissor e um receptor. O primeiro vê uma imagem, escolhido aleatoriamente por um computador, e tenta “transmiti-lo” mentalmente a um receptor, que está afastado sensorialmente do emissor. O receptor fica numa sala acústica e eletromagneticamente isolada e tem sobre os olhos uma espécie de óculos, sobre os quais uma luz colorida fornece um campo sensorial homogêneo. Seus ouvidos são bombardeados por um sinal sonoro constante, como o de um rádio fora da estação. Procura-se, assim, criar uma situação em que a pessoa possa reconhecer mais facilmente suas imagens mentais, suas sensações, seus sentimentos, uma vez que está praticamente isolada dos estímulos externos e mais atenta aos estímulos internos. 

Resultados mais sólidos obtidos pelas pesquisas Ganzfeld se relacionam à existência de correlações entre algumas variáveis. Resumidamente, os resultados são melhores quando:
1) emissor e receptor são pessoas afetivamente próximas, como amigos, pais e filhos ou marido e mulher;
2) o receptor tem personalidade extrovertida;
3) antes de participar do experimento, o receptor teve um histórico de experiências anômalas espontâneas;
4) o receptor já realiza algum tipo de atividade de “treinamento mental”, como meditação ou relaxamento;
5) o receptor acredita em fenômenos como a percepção extra-sensorial; 
6) o campo geomagnético está menos ativo. 

Há muito o que esclarecer ainda sobre os experimentos Ganzfeld. Apesar do conhecimento de que algumas variáveis parecem interferir no fenômeno, não conhecemos todas, o que ainda não nos permite ter um controle de modo a realizá-lo de acordo com nossa vontade. Um tanto quanto cética com relação ao seu desempenho num experimento desse tipo, a professora Fátima Regina Cardoso, que dirige com Zangari o Inter Psi, decidiu participar de uma sessão de Ganzfeld durante um curso promovido pelo Centro de Pesquisa Rhine, em Durham, nos Estados Unidos, em 1993.

O resultado, diz ela, foi “muito bom e surpreendente”. Fátima ficou na posição de receptora da mensagem, enquanto um colega brasileiro foi o emissor. Durante o período de mentalização, entre outras imagens, ela visualizou um castelo medieval, em especial as masmorras. Teve sensações desagradáveis, como se estivesse vendo pessoas sofrendo. Ao final do experimento, acertou o alvo transmitido pelo colega. O clipe que serviu como alvo mostrava sombras de pessoas vestidas com roupas medievais, um homem com capa e espada e um chicote na mão, ameaçando outros que trabalhavam com martelos e outras ferramentas, com um fundo em cores bem quentes. Apesar de a imagem do alvo ter sido diferente da mentalizada por Fátima, ela não teve dúvida de que aquele seria o alvo, pois a sensação transmitida pelo clipe era muito próxima daquela sentida durante a mentalização. 

Mais pesquisas são necessárias para acabar com a polêmica em torno da existência da telepatia, mas resultados por meio de estudos experimentais são favoráveis à hipotese de existência de um processo anômalo de interação entre os seres humanos.

Veja Também:

3 comentários:

  1. realmente é difícil de acreditar , mas a bíblia cita vários trechos onde homens santos foram usados por DEUS desta maneira, a própria bíblia segundo os evangelistas foi escrita atravéz de inspiração divina.
    Felicidades, sucesso e paz!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, existem tantos mistérios entre a terra e os céus quanto supõe nossa limitada e tênue imaginação.As escrituras afirma que Deus tem muitas maneiras de nos falar. No livro de Jó nos encontras o seguinte: " Que Deus fala uma ou duas vezes por meio de sonhos ou visões sem que para isso ninguém atente.

    Como podemos depreender do texto Deus se comunica através de inúmeros mecanismos que podem ser psíquicos ou por metodos convecionais ( acontecimentos, trágédias, fatos, sinais físicos,etc.) No entanto, as Escrituras falam da necessidade de se provar os espíritos para se saber se são de Deus ou não. Sabemos que existem duas fontes de inspiração no mundo,ou seja, inspiração divina ou diabólica. Quando a bíblia diz que nós temos que provar os espíritos, ela nos está alertando para esta dualidade existente neste mundo, que é a ação de Deus e do Diabo antagonizando-se pelas almas dos homens. Lembremo-nos de que Paulo, o apóstolo deixa claro a existência dos "kosmocrátoras" ou dominadores deste mundo tenebroso. Por isso ele diz que a nossa batalha não é contra a carne e o sangue e, sim, contra os poderes do mal, contra os "Kosmocrátoras.

    ResponderExcluir
  3. eu transmito e recebo mensagens telepaticas, mas os medicos dizem ser esquizofrenia, o que a senhora acha?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails