Stonehenge


Stonehenge (do inglês arcaico "stan" = pedra, e "hencg" = eixo) é um estranho e enigmádico circulo de pedras, que é localizado na planície de salisbury, ao Sul da Inglaterra.
Cientistas afirmam que Stonehenge foi construída  entre 3.100 e 2075 a.C., onde se identificam três distintos períodos construtivos:



Período I  (3100 a.C.) - quando o monumento não passava de uma simples vala circular com 97 metros de diâmetro. Internamente erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira. Cinquenta e seis furos externos ao seu perímetro continham restos humanos cremados. O círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno, e com as fases da Lua.

Período II (2150 a.C.) - deu-se a realocação do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Verão, e a ereção do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas. As altas pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas de Gales a cerca de 24 Km ao Norte.

Período III (2075 a.C.) - as pedras azuis foram derrubadas e pedras de grandes dimensões (megálitos) - ainda no local - foram erguidas. Estas pedras, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram transportadas do Norte por 19 Km. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.
Analisando-se as pedras viu-se que elas foram cortadas para encaixar exatamente uma na outra, o que é incrível, já que na época não existiam ferramentas de construção com esta precisão.
 
Uma das primeiras referencias a este monumento, supoe-se, é a que faz o grego Hecateu de Abdera na sua "História dos Hiperbóreos", datada de 350 a.C. : 
"ergue-se um templo notável, de forma circular, dedicado a Apolo, Deus do Sol..."

A explicação científica para a construção está no ponto em que o lugar tenha sido concebido para que um observador em seu interior possa determinar, com exatidão a ocorrência de datas significativas como solstícios e equinócios, eventos celestes que anunciam as mudanças de estação. Para isto bastando se posicionar adequadamente entre os mais de 70 blocos de arenito que o compunham e observa-se na direção certa. Esta descoberta se deu em 1960, demonstrando através da arqueologia que os povos neolíticos a 3000 anos antes de Cristo já tinham este conhecimento. A importância estaria vinculada diretamente a agricultura dos povos da época. Segundo o historiador Johnni Langer, a vida dos povos agrícolas está ligada ao ciclo das estações, e o homem pré-histórico precisava demarcar o tempo para saber quais eram as melhores épocas para colheita e semeadura, e a observação do céu nasce daí.
 
Alguns relatos históricos contam que os Druidas, uma tribo Celta que habitou a região da Inglaterra durante o império Romano fizeram cerimônias aqui, mas é certo que não foram eles que construíram Stonehenge, pois o monumento já existia quando os Druidas chegaram à Inglaterra, a datação pelo carbono-14 prova isto. Eles apenas herdaram a tradição, costumes e rituais dos primeiros moradores deste lugar.
Diversas pedras de Stonehenge tem desenhos ou inscrições feitas pelas antigas civilizações, embora já estejam bastante apagadas pelo tempo. 

Por volta do ano 1600 a.C. começou a sua destruição. Apesar do tamanho enorme, muitas das pedras desapareceram. As menores foram carregadas por visitantes que queriam levar uma "lembrança". A partir de 1918 o local começou a ser recuperado, e muitas das grande pedras que estavam inclinadas e ameaçando tombar foram reerguidas. Atualmente, o lugar é administrado pelo English Heritage, e como o número de visitantes é de cerca de 700.000 por ano, foram tomadas medidas mais rigorosas para garantir a preservação de Stonehenge.
No dia 21 de Junho, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.   
Com a Stonehenge ficam muitas dúvidas, algumas suposições, e poucas certezas. Que civilizações eram estas, que na Pré-história possuiam conhecimentos tão profundos de astronomia, matematica e engenharia ? Foi construído sozinho ou tiveram ajuda de alguma outra civilização? Teria sido Stonehenge realmente construído com ajuda de povos extraterrestres?

Um comentário:

  1. Realmente muito misteriosa essa construção. Segundo algumas crenças Ceutas, quem os construiu possuia inteligencia avançada e muita sabedoria.

    O problema é que a lingua ceuta arcaica se perdeu no tempo, após inumeras invasões saxonicas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails