Guerras do Futuro


As guerras do futuro, caso venham a acontecer, serão mais parecidas com as dos filmes de ficção cientifica. Onde soldados serão substituidos por maquinas robos, como ja acontece em alguns casos, as armas não utilizarão mais munição como balas e projeteis e como nos filmes de ficção serão utilizados lasers. Muitas são as surpreendentes tecnologias usadas para fins militares. Confira algumas destas inveções:


CHIPS
Os EUA vêem planejado a algum tempo implantar chips em seus soldados, Os chips chamados RFID seriam implantados debaixo da pele de 1,4 milhões de soldados, substituindo as chapas de identificação convencionais conhecidas como “dog tags”. Este projecto levanta muitas questões, uma delas relativa à segurança dos dados, que não estão encriptados. A tecnologia pode vir a ser implementada, mas um dos entraves é a subida significativa dos custos, que passariam de 25 cêntimos para 4 dólares por chip.
Por enquanto não sabe-se se a solução será implementada e, em caso afirmativo, se o chip conterá informação médica, ou apenas um código identificativo do soldado. Neste último caso, seria necessário contactar uma base de dados externa para obter dados médicos adicionais.

COLÍRIO
Pesquisadores da Universidade Columbia  conseguiram desenvolver um colírio à base de clorofila que dobra a capacidade de enxergar no escuro. Ele só foi testado em ratos, mas os pesquisadores pretendem criar uma versão para humanos – que seria usada pelo Exército Americano.

AVIÂO ROBÔ
Aviãos robôs já não são uma grande novidade, foram utilizados primeiramente por Israel, que empregou estes aviões de reconhecimento não-tripulados, ainda em 1982, nos céus do Líbano. As Forças Armadas dos EUA não perderam tempo e na década de 90 a DARPA, agência de pesquisas do Departamento de Defesa, começou a investir pesado no desenvolvimento dos chamados veículos aéreos não-tripulados (UAVs). No Afeganistão o uso maciço de UAVs pelo Pentágono foi deflagrado no final de 2001, e desde março de 2003 na Guerra do Iraque. Os números são secretos, mas sabe-se que existem hoje mais de 5 mil aviões-robôs em operação nos céus de Bagdá.

LASER
A Boeing e o exército dos EUA vem ha alguns anos desenvolvendo uma arma de laser, e que já foi testada. O laser feito de iodo e oxigênio pode ter um alcance de ate 15 quilômetros, além de possuir uma incrível precisão. O laser  também conhecido como Advanced tactical Laser (ATL) foi testado a bordo de um avião da Boeing. O laser também possui uma versão terrestre montada em uma base móvel, o Laser Avenger também da Boeing que pode abater aviões sem que os mesmo tenha ideia do que aconteceu. Também existe uma nova versão chamado de Matrix (Mobile Active Targeting for Integrated Experiments).  Os lasers certamente tornam a guerra mais limpa, mais a deixam mais letal .

3 comentários:

  1. Olá,

    Nossa...que interessante seu texto! A Guerra do Futuro, ao que tudo indica será baseado no que há de mais avançado em termos de tecnologia...
    Eles inventam cada coisa né?
    Parabéns pelo tema. Gostei muito. Abraços, Fernanda pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails