A Imortalidade


A Imortalidade

Nascer, viver e morrer - eis o ciclo da vida. Pelo menos ate agora. Mas, cientistas já dizem que daqui a 50 anos não existira mais definição para a expectativa de vida, ententa como eles pretendem acabar com este ciclo e fazer com que nos tornemos verdadeiros highlanders.


A imortalidade existe na natureza, sim ela existe. É o caso da água viva Turritopsis Nutricula que simplesmente não consegue morrer de causas naturais. Como outras águas vivas esta highlander aquatica passa por duas fases: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada. Dessa forma a água viva consegue se transformar de volta, da fase medusa para a fase pólipo, voltando ao seu estado imaturo. É uma verdadeira e necessaria mágica evolutiva. Parecida com a do Sebatesaleutianus, um peixe do Pacífico conhecido como rockfish, e de duasespécies de tartaruga, a Emydoidea blandingii e a Chrysemys picta(ambas da América do Norte). Esse segundo grupo tem o que a ciência chama de "envelhecimento desprezível". Suas células ficam sempre jovens, por motivos que a ciência ainda quer descobrir.

Nos humanos não podemos desfrutar desta propriedades magicas, ao longo do tempo, nosso corpo vai se deteriorando. Perdemos os melanócitosque dão cor aos cabelos, o colágeno da pele, a cartilagem dos ossos, e ficamos grisalhos, enrugados e com dores nas juntas. Nossas células e órgãos vão deixando de cumprir funçõescruciais para o corpo. Até que tudo isso culmina numa pane geral, e bye bye.

A humanidade já tentou de todos os modos reverter ou adiar este ciclo da vida. Desde mumificação, no Egito antigo, a injeções feitas a partir de testículos de animais, na França do século 19. Mas agora este sonho da humanidade vai ganhando seus contornos, por causa dessas águas vivas tidas como verdadeiras fênix aquaticas, cientistas acreditam que também podemos ser imortais. As propostas deles se dividem emduas linhas: remédios (feitos para aprimorar nossa defesa contra a morte) - e inovações tecnológicas (que nos tornarão quase robôs).

Enquanto somos jovens nosso corpo cumpre bem suas funções, acontece que com o passar dos anos nosso corpo vai perdendo a eficacia, as células param de se reproduzir e o corpo vai sofrendo uma deteriozação. Para que possamos viver para sempre, nosso corpo não pode parar. Esta ideia de imortalidade já é antiga e sempre foi observada como o que chamamos de fringe science - algo que tem mais de especulações e teorias do que de fatos. Mas agoram começam a ser vistas com seriedade. Tanto que acabaram de levar umpremio Nobel.

Em outubro de 2009 três pesquisadores americanos ganharam o Prêmio Nobel de Medicina e US$466 mil, cada um, por terem começado a decifrar por que nossas célulasenvelhecem. A chave está numa palavra: telômeros."O processo deenvelhecimento é complexo e depende de vários fatores. Os telômeros sãoum deles", declarou a Fundação Nobel, ao anunciar o prêmio.

Os telômerossão os fragmentos da ponta dos nossos cromossomos, como tampinhas queos protegem. Quando uma célula se divide, essa tampinha tende a ficarmenor - e a célula, a se deteriorar. O processo, repetido a cadadivisão celular, faz com que ela envelheça. Ou melhor: que vocêenvelheça. Mas foi observado que em células cancerosas isso não acontece: os cromossomos se dividem mas os telômeros não sofrem danos. Por quê? Graças a uma enzima que estimulaa construção do telômero, a telomerase. Segundo os vencedores do Nobel,a telomerase trabalha mais nas células cancerosas do que em outras, eas protege. Basicamente, é essa enzima que torna o câncer tão poderoso.

Apesar de o premio ser recentemente entregue essa descoberta é dos anos80. E fez os cientistas pensar que a telomerase poderia prolongar nossavida deixando células saudáveis tão resistentes quanto as cancerígenas.A pesquisadora Maria Blasco, do Centro Nacional de PesquisasOncológicas da Espanha, testou a hipótese com ratinhos. No seu estudo,ratos com mais telomerase nas células viveram até 50% mais do que osoutros. Mas apresentaram mais tumores - acabavam morrendo de câncer. Em2008, a equipe de Blasco conseguiu controlar a difusão das célulascancerígenas, o que abriu espaço para a possibilidade de estudos comhumanos. "Se pensarmos num aumento semelhante de expectativa de vida para pessoas, isso significaria morrer entre os 115 e os 120 anos", diz a pesquisadora.

Beleza. Mas calma lá: por que só até 120 anos, e não por toda a eternidade? Éque, como o pessoal do Nobel disse, o envelhecimento é complexo. Atelomerase ajudaria a aniquilar uma causa desse processo. Masprecisaríamos de armas diferentes para combater outras ameaças.
Para chegar à imortalidade de fato, precisaremos é de umserviço completo, que ofereça todo tipo de reparo de que nosso corponecessita.

A telomerase ajudaria a células a não se deteriorar, mas e se elas já estiverem em deterioradas? Aí teriamos que partir para outra opção. Que segundo o geneticista britânico Aubrey de Grey, da Universidade de Cambridge, seriam as células-tronco. Injetadas periodicamente emnosso corpo, elas poderiam assumir o papel das células mortas edaquelas danificadas pelo processo natural de divisão celular. Como ascélulas-tronco têm a capacidade de formar novos tecidos e órgãos, elasfuncionariam como um remedinho, tomado de tempos em tempos noconsultório do médico, para evitar e aniquilar doenças. Resultado:teríamos órgãos jovens para sempre.

Não é algo tão distante da realidade. Células-tronco já são usadas napesquisa de tratamento para doenças como diabetes e esclerose múltipla.O próprio Brasil tem bons resultados. No Centro de Terapia Celular, daFaculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o pâncreas dos voluntários aotratamento para diabetes voltou a fabricar insulina. E os pacientesdeixaram de depender de injeções diárias.

2 comentários:

  1. De forma mais hilária, porém teoricamente possível, há outra maneira de ser imortal, através do suicídio quântico, segundo Sheldon Cooper explicou a Leonard num dia depressivo:

    http://gatosepapos.blogspot.com/2011/04/imortalidade-quantica-sheldon-cooper.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. A existencia da bendita água marinha que não morre já é uma prova da existencia da vida eterna Se realmente é verdadeira esta pesquisa, significa que a vida eterna ja existe no reino animal.Tudo nos leva a crer que
    verdadeiramente a morte é uma violencia contra o ser humano e que se esta agua viva tem vida eterna , alguma coisa num passado remoto aconteceu para que o homem perdesse esta condição da eternidade , pois sabemos e dispensa comentarios que o ser humano em condições normais não quer morrer

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails