Os Lugares mais Fascinantes do Planeta


1- "A Porta para o Inferno"
Uma caverna localizada próxima a Darvaz no Uzbequistão, ex-República Soviética, é conhecida como a porta para o inferno. Esta cratera recebeu este nome em virtude das labaredas constantes que nela flamejam, propiciando um cenário assustador. Não se trata de um vulcão, mas, sim, de uma mina, aliás, um projeto de mina.


Geólogos soviéticos efetuaram estudos de viabilidade para a extração de gás natural no lugar há 35 anos atras. Durante as escavações, porém, foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de um gás venenoso. Por causa deste gás , as perfurações foram suspensas. Com o temor de que o gás escapasse do buraco, trazendo consequências maléficas para a população, e a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão, decidiram atear fogo ao buraco. 

Resultado desse ato "brilhante": o fogo, nesses 35 anos, jamais se extinguiu, e a cratera continua flamejante até hoje. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas daquele caloroso "inferno".


2- "O Grande Buraco Azul" (Big Blue Hole)

O Grande Buraco Azul está localizado próximo do centro de Recife Lighthouse, um pequeno atol a cerca de cem quilômetros da cidade de Belize, capital do país. Com mais de 300 metros de diâmetro por 135 de profundidade, é uma verdadeira obra-prima da natureza. O lugar se tornou famoso através da descoberta de Jacques-Yves Cousteau. 

Cousteau declarou o Grande Buraco Azul como um dos dez melhores lugares para a prática de mergulho do planeta. Em 1971, ele levou seu navio, o Calypso, ao buraco para mapear sua profundeza. As investigações desta expedição confirmaram que o Grande Buraco Azul surgiu como uma típica formação cárstica de calcário formada antes do aumento do nível dos oceanos em, pelo menos, quatro fases, deixando sinais em profundidades de 21, 49 e 91 metros. Estalactites foram encontradas na caverna submersa, confirmando sua formação acima do nível do mar.

<<< WallPaper Blue Hole >>>


3- Os Doze Apóstolos
                  
Os Doze Apóstolos são um grupo de colunas calcárias localizados na costa do Parque Nacional Port Campbell, no estado de Victoria, Austrália. A proximidade das colunas fez com que o local, acessível pela famosa Great Ocean Ride (Grande Estrada do Oceano), se tornasse uma atração turística bastante popular.
A formação dos Doze Apóstolos é estimado entre 10 e 25 milhões de anos atrás. Nesta época, a região estava coberta pelo mar. Ao longo de milhões de anos, um incontável número de criaturas marinhas morreram, e seus corpos foram levados para o fundo mar, se misturando com outros sedimentos, naturalmente, ricos em cálcio, a compactação deste elemento com os outros sedimentos deu origem, ao longo dos séculos, a formações calcárias. As formações rochosas daí derivadas podem ser observadas nas falésias que contornam esta parte do continente. Obviamente, a erosão continua e o título de “Doze Apóstolos”, dado na década de 50, se tornou uma falácia. Hoje, apenas oito colunas resistem à erosão. A nona, que possuía 50 metros de altura, colapsou em 3 de julho de 2005. Toda a beleza da região, infelizmente, está extremamente ameaçada: a taxa erosão na base das colunas calcárias é de aproximadamente dois centímetros por ano.

4- "A Onda" (The Wave)
The Wave como é conhecida é uma fantástica formação rochosa em arenito situada sobre as encostas e declives dos montes isolados de Coiote Buttes, no Arizona e estendesse a 4,8 quilômetros.   
Esta curiosa formação rochosa se formou pela acumulação de dunas de areia que, ao longo de 190 milhões de anos se transformaram em rocha e que foram esculpidas pelos ventos e deram esta incrível aparência que lhe rendeu o nome de "A Onda".          
5- O Olho do Sahara 
O círculo, também conhecido como estrutura Richat, no deserto do Sahara na região da Mauritânia pode ser visto do espaço. A forma é de um grande olho em contraste com a uniformidade estrutural do deserto. Inicialmente pensou-se que esta estrutura tinha se formado por um impacto de um meteorito contra a superfície do local, mas hoje apos pesquisas foi constatado que esta cratera se formou por efeito da erosão, o mistério é a causa da sua forma circular. 

6- Cavernas de Cristais Gigantes

Uma caverna a mais de 1000m abaixo do deserto de Chihuahua, no México, foi descoberta por dois irmãos quando trabalhavam em uma mina. Mais de 170 cristais gigantes foram contabilizados, o maior com tamanho equivalente a altura de seis homens. Cristais são formados a partir de águas subterrâneas saturadas em sulfato de cálcio que filtrada através da caverna por milhões de anos. A temperatura no interior da caverna é de mais de 50ºC e a umidade de 100%. Estes índices tornam a exploração muito difícil e perigosa.

                     

19 comentários:

  1. Oiii amigo
    Que lugares maravilhosos, eu sinceramente desconhecia, e fiquei fascinanada, o buraco azul é incrivel, queri amuito pode rum dia conehcer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente sensacionais, ótimas fotos destes locais.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. muito legal, eim.. porra adoro conhecer lugares novos..

    ResponderExcluir
  4. Amigo que lugares deslumbrantes de misteriosos... adoraria conhecer cada um deles... demais!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. Eu reparei que tens aqui algumas maravilhas, dou-te aqui um site para te ajudar a arranjar mais "obras da natureza"

    http://tudo-blogger.blogspot.com/2010/02/os-10-maiores-buracos-da-terra.html

    Aqui estão postados os 10 maiores buracos do mundo

    E se carregares em curiosidades encontras pinturas em 3d no chão e muito mais !

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de visitar todos esses lugares mas o que mais me atraiu foi "O Grande Buraco Azul" (Big Blue Hole).

    Deve ser fantástico mergulhar lá.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de visitar todos esses lugares mas o que mais me atraiu foi "O Grande Buraco Azul" (Big Blue Hole).

    Deve ser fantástico mergulhar lá.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  8. muito bom o post, lugares maravilhosos sem duvidas, não sou de ficar corrigindo os outros, mesmo porque logicamente também não vivo somente de acertos, porém na frase "..., e a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão, decidirão atear fogo ao buraco." seria decidiram, pois é pretérito e não decidirão que é futuro - mto bom o blog fica a dica amigo!

    ResponderExcluir
  9. Não encontramos área de contato então segue.

    Olá, a equipe do Portal Infofest gostaria de fazer uma parceria com seu site, através de trocas de banners. A visualização da sua marca será exposta na página inicial de nosso portal, na coluna lateral direita. Gostaríamos de saber se é de seu interesse.

    Aceitamos banners de:
    215px por 50px

    VISITE NOSSO SITE PARA ANALISE DE NOSSA PARCERIA!
    www.infofest.net

    ResponderExcluir
  10. Sensacionais esses lugares, fiquei encantada..
    tomara que um dia eu tenha oportunidade de ir em algum!
    Bjus adorei.

    ResponderExcluir
  11. Eu que pensei que a fortaleza de cristal do superman ficava no alasaka não no mexico

    ResponderExcluir
  12. muito lindos, maravilhosos e atraentes lugares ^^

    ResponderExcluir
  13. tem um erro, primeiro diz que a caverna tem temperaturas muito baixas mas quando comenta a temperatura voce diz que é "de mais de 50° C"

    Incrivel os lugares.. a craterá é muito sinistra é misteriosa!

    ResponderExcluir
  14. Vlw ae pelo comentários galera, e corrigido os errinhos =]
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. maravilhosos... pena que os 12 apostolos estejam ameaçadas,muito obrigado por vc postar estas maravilhas.

    ResponderExcluir
  16. LokoMello esse site é muito bom,parabens mesmo, continue com essa variedade(estou a mais de uma hora e meia no site) e principalmente com essa ideologia hehe...

    mt bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  17. O Loco meu que maravilha estou gostando deste tour que estou fazendo poraqui vou para a proxima postagem parabens....fuiiiii

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails