5 Maiores Crateras de Impacto


Há crateras de impactos em quase todos os países da Terra. Cada continente, pode gabar-se de pelo menos uma. Algumas mais antigas têm mais de 2 bilhões de anos e a mais recente, perto do rio Tunguska, na Sibéria tem menos de 100 anos. A Terra tem cerca de 200 crateras de impacto, mas apenas 46 delas são consideradas de importância.


1- Wilkes Land na Antárida
Candidata a maior cratera do mundo a cratera se encontra na Antártida sob um manto de gelo de 2 km de espessura. Alguns cientistas acreditam que seriam duas crateras distintas, se confirmada a sua existência seria a maior cratera de impacto conhecida da Terra com aproximadamente 480 km de diâmetros. Esta cratera se confirmada estaria ligada a massiva extinção do período Permiano-Triássico que ocorreu a 250 milhões de anos e seria o mais severo evento de extermínio de especies ocorrido. Segundo os cientistas, um cometa de 45 Km de diâmetro colidiu com a terra a 250 milhões de anos atrás; esse cataclismo foi tão gigantesco que causou a ruptura do continente gigante Gonduana que reunia a América do Sul, a África a Antártida e a Austrália; alem de provocar a extinção de 90% das espécies viventes durante o período Permiano-Triássico, a maior extinção em massa conhecida.

2- Bacia de Sudbury no Canadá

A Bacia de Sudbury é a segunda maior das crateras na Terra. A cratera de Sudbury tem 62 km de comprimento, 30 km de largura e 15 km de profundidade. Ela foi criada com o impacto de um meteorito de 10 km que se chocou com a Terra há 1,85 bilhões de anos. Há uma grande concentração de metais pesados na área. Como resultado desses depósitos de metais, a área de Sudbury é uma das maiores comunidades de mineração do mundo. A região é um dos maiores fornecedores mundiais de minério de níquel e cobre. A maioria destes depósitos minerais são encontradas na borda exterior da bacia.

3- Cratera de Vredefort na África do Sul

Considerada uma das maiores e a mais antiga cratera do mundo. Estima-se que a cratera tenha sido causada por um meteoro de 6 a 10 km de diâmetros e que se chocou com a Terra a 2,1 bilhões de anos com uma intensidade 40.000 a 250.000 km/h.É um testemunho do evento conhecido que mais energia libertou e que causou enormes mudanças globais, incluindo mudanças evolutivas. Apesar da importância para a história do planeta, actividades geológicas na superfície da Terra levaram ao desaparecimento de evidências da maioria das áreas de impacto. Vredefort é hoje o único exemplo que fornece todas as características deste tipo de formação na superfície do planeta.

4- Manicouagan no Canadá
 A cratera de Manicouagan no Canadá tem cerca de 100 km de diâmetro, possivelmente gerada por um meteoro com cerca de 5 km de diâmetro. Esta cratera pode estar associada a um evento multi-impacto responsável pela extinção no final do período Carniano. A possível framentação de um cometa gerou um grupo de crateras, além de Manicougan: Rochechouart (21 km de diâmetro) na França, Saint Martin (40 km) em Manitoba, Obolon (20 km) na Ucrânia e Red Wing (24 km) na Dakota do Norte. O impacto ocorreu 214 milhões anos atrás. O impacto ocorreu a cerca 214 milhões anos atrás. O asteróide provavelmente tinha um diâmetro de cerca de 5 km.

5- Chicxulub no Golfo do México
A Cratera de Chicxulub na península do Yucatã tem notável importância histórica pois a este impacto foi atribuída a grande extinção responsável pelo fim de quase todas as espécies de dinossauros há 65 milhões de anos. O evento trouxe mudanças climáticas globais que também dizimaram a vida vegetal.  Em 2010, uma equipe internacional de 41 cientistas confirmou esta hipótese através de um estudo que forneceu evidências geológicas. A cratera possui 180 km de diâmetro, ocupando o terceiro lugar em tamanho.

FONTE:


3 comentários:

  1. Nossa muito curiosa essa postagem!!!
    Tenho medo da natureza, às vezes!!!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Exelente post.quanta coisas ainda estamos descobrindo sobre a natureza,muito interessante também as imagens.

    ResponderExcluir
  3. Esta poderá ser a 4 maior do mundo:
    http://danielgmed.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails