O Papel mais Forte que o Aço



Imaginem no futuro carros, construções e ate aviões feitos de papel, isso mesmo papel. Parece difícil de acreditar, mas pesquisadores desenvolveram um papel mais resistente que o aço, isto graças à nanotecnologia. Esse novo material mais resistente que o aço chamado de Buckypaper parece com um papel comum, mas promete revolucionar a maneira como tudo que utiliza metais é feito. Feito de nanotubos de carbono entrelaçados, o que permite uma excelente flexibilidade, o novo material promete ser até 500 vezes mais forte que o Aço e 10 vezes mais leve.


Este novo material irá revolucionar a cara dos automóveis, aviões e mais produtos nos próximos anos e isso vai desde TV’s até Aviões. Por ser muito mais leve do que as blindagens atuais, o papel de nanotubos eliminará peso da aeronave economizando combustível. A equipe de pesquisadores também pretende usar o material para substituir as folhas de grafite em notebooks, pois o buckypaper seria mais eficaz na dissipação de calor. Eles também esperam usar o material em eletrodos de células de combustível, super capacitores e baterias.

Até agora, o Buckypaper pode ser feito apenas a uma fração de sua força potencial, em pequenas quantidades e a um preço alto. Os pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida estão desenvolvendo técnicas que logo podem transformá-lo financeiramente em algo competitivo com os melhores materiais compostos disponíveis no momento.

Nanotecnologia

Para quem não sabe nanotubos de carbono já são usados para reforçar raquetes de tênis e bicicletas, mas em pequenas quantidades. As resinas usadas nessas aplicações possuem de 1% a 5% de nanotubos em sua composição, que são incluídos no material na forma de um pó. O Buckypaper, que é um filme fino tem em sua composição 50% de nanotubos, bem mais do que as resinas atuais. O próximo passo será construir aeronaves inteiras, carros e revestimento para armaduras militares com o papel de nanotubos de carbono. Os militares já expressaram interesse. Os pesquisadores pensam que produtos comerciais poderão estar à venda em um ano.

Como a celulose é um dos materiais mais abundantes do planeta, o material tem potencial de se transformar em um produto barato, capaz de substituir outros materiais. E no final, há, ainda, um ganho extra, por se tratar de um material orgânico e totalmente degradável. E como a celulose, hoje, é retirada de florestas plantadas, podemos ajudar na preservação de florestas naturais. Até o presente momento os pesquisadores conseguiram produzir o Buckypaper com metade da força do melhor material composto existente, conhecido como IM7, mas eles têm ótimas expectativas e esperam elevar o nível do Buckypaper rapidamente.

FONTES:

2 comentários:

  1. ser orgânico não quer dizer que o material é degradável, inclusive todos os polímeros (plásticos)são o orgânico e dificilmente se degradam, sem contar dificilmente se degrada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails