Calçada dos Gigantes


A Ilha das Colunas ou Calçada dos Gigantes como também é conhecida fica localizada na costa da Irlanda do Norte, cerca de 3 quilómetros a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim.

Essas pedras foram formadas pela lava vulcânica que subiu través das fendas no calcário, que em contato com o ar se resfriou e contraiu, formando milhões de colunas hexagonais. A rocha derretida, ou magma, é composta por muitos elementos químicos e por isso pode criar vários tipos de rocha. O tipo de rocha formado na área do contexto em questão é o basalto. O magma se encolhia à medida que se resfriava lentamente e, por causa de sua composição química, fendas hexagonais regulares se formaram na superfície. Enquanto o magma continuava a se resfriar por dentro, as fendas desciam gradualmente, formando a grande quantidade de colunas de basalto semelhantes a lápis.

 Foi declarada como Património da Humanidde pela UNESCO, e ficou famosa também graças à capa do Album de Led Zeppelin, Houses of the Holy. Segundo uma lenda irlandesa um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar numa luta um gigante escocês chamado Benandonner, mas havia um problema: não existia uma embarcação com tamanho suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro. 

A lenda diz que MacCool resolveu o problema construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra. Benandonner aceitou o desafio e viajou pela calçada ate à Irlanda. Ele era mais forte e maior do que MacCool. Percebendo isso a esposa de Finn MacCool, de forma muito perspicaz decidiu vestir seu marido gigante como um bebé. Quando Benandonner chegou à casa dos dois e viu o bebé, pensou: “Se o bebé deste tamanho, imagine-se o pai!”, e fugiu correndo de volta para a Escócia. Para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool destruiu a estrada enquanto corria, restando apenas as pedras que agora formam a Calçada dos Gigantes.
 
 
Como supostamente a Calçada dos Gigantes foi construída para ligar a Irlanda com a Escócia, a sua outra extremidade pode ser vista a 130 km a nordeste, na pequenina ilha desabitada de Staffa, que fica perto da costa oeste de Escócia. O nome Staffa significa "ilha dos pilares". BenanDonner, que fugiu de Finn MacCool, também era chamado de Fingal. Em sua homenagem, a principal atração da ilha dos pilares recebeu o nome de Gruta de Fingal. Esta grande caverna foi formada dentro de colunas basálticas e se estende cerca de 80 metros rochedo adentro. A rebentação das ondas na caverna inspirou o compositor alemão Felix Mendelssohn a compor a sua abertura As Hébridas, também conhecida como “Caverna de Fingal”, em 1832.


 FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails