Capa da Invisibilidade?


Ainda não chegamos a produzir uma capa da invisibilidade, mas parece que estamos no caminho certo. Cientistas americanos desenvolveram um revestimento, a base de carbono, que deixa objetos tridimensionais "invisíveis".

Produzindo finíssimas folhas de grafeno, um material composto do carbono, pesquisadores da Universidade de Michigan nos EUA criaram “nanotubos”. Aplicados sobre uma superfície qualquer, esses nanotubos tiram a tridimensionalidade do objeto, deixando "invisível". O carbono possui uma lista quase infinita de aplicações, e essa é no minimo inusitada. Este material foi usado para cobrir uma superfície onde se encontrava um objeto que podia ser distinguido devido à sua profundidade. 


Quando os pesquisadores cobriram este objeto utilizando as placa com os nanotubos, os contornos deste objeto em relevo desapareceram completamente. A placa ficou lisa e chapada, como se fosse um objeto 2D. Os nanotubos de grafeno "imitam o ar", ou seja, a luz passa por eles tranquilamente, sem sofrer qualquer desvio. Todos os objetos visíveis, a luz é rebatida em cada espectro de cor, isto acontece devido ao indice de refração. O Grafeno elimina esse efeito, onde nenhuma cor é refletida. O material, dessa forma, reflete muito menos luz do que a tinta preta. E qual seria a aplicação pratica para isto?, você deve estar se perguntando. 

Bem, a principal utilização dessa tecnologia seria a de item bélico, mas enquanto não tivermos uma capa de invisibilidade de verdade, está na exploração do espaço. As agências espaciais já poderiam estar fazendo observações precisas muito além do sistema solar, mas os aparelhos daqui sofrem com “problemas de iluminação”, devido à quantidade de estrelas. Cientistas da NASA já estudam maneiras de aplicar o conceito do grafeno em novos e mais modernos telescópios. 

FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails