As Pirâmides do Egito


As pirâmides do Egito são um dos monumentos mais belos e misteriosos do mundo. As principais pirâmides egípcias são as dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos em Gizé.A sua finalidade e, principalmente, como foram construídas, são duas das mais intrigantes perguntas de toda a história da humanidade e que, talvez, nunca venham a ser respondidas. 



As pirâmides foram construídas há cerca de 4.500 anos, dentre as quais três ainda continuam de pé. Sua finalidade, segundo a crença comum e alguns historiadores, era servir de tumba para preservar os despojos reais dos faraós, demonstrando, na sua grandeza, a própria grandeza dos faraós. Entretanto, nunca foram encontrado restos de nenhum faraó.
Essas construções são modernas mesmo para os padrões atuais. Seus alicerces contêm esferas e cavidade, o que permite movimentos de expansão e contração sob ação do calor e do frio, assim como proteção contra terremotos, intempéries e outros fenômenos da natureza.
A construção das Pirâmides revela um grande conhecimento, por parte dos seus construtores, de geografia, história, astronomia, 
geologia, matemática e outras ciências, o que pode ser constatado por sua localização, medidas, inclinação e curvatura.
A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, é a maior das três pirâmides construídas em Gizé, no Egito Antigo. A Grande Pirâmide possui aproximadamente 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em média 2,5 toneladas, possui uma base quadrada, com lados de 230 metros, ocupando assim, uma área de 53.000 m². O erro máximo entre os lados no comprimento é espantosamente menor que 0,1%, algo em torno de 2 centímetros. Onde cada lado é cuidadosamente orientado pôr cada um dos pontos cardeais da bússola, que são norte, sul, leste e oeste. Os lados são elevados em um ângulo uniforme de 54º 54' graus até um ponto central a 147 metros da base. 

Na face Norte fica a entrada da pirâmide. Um número de corredores e galerias leva ao que seria a câmara mortuária do rei, localizada no "coração" da estrutura. O sarcófago é de granito preto e também está orientado com as direções da bússola.  Surpreendentemente, o sarcófago é maior do que a entrada da câmara.  Só pode ter sido colocado lá enquanto a construção progredia, um fato que evidencia a complexidade do projeto e como tudo foi cuidadosamente calculado.

São cálculos assustadores. Por exemplo, se você tomar o perímetro da pirâmide e dividi-lo por duas vezes a sua altura, chegará ao número pi (3,14159...) até o décimo quinto dígito.  As chances de esse fenômeno ocorrer por acaso são quase nulas.  Até o século 6 d.C., o pi havia sido calculado só até o quarto dígito.
A grande Pirâmide ainda tem outros enigmas, pois possui características muito diferentes das outras, mesmo considerando suas “Irmãs” de Gizé. Ela possui por exemplo buracos perfeitos que varam milhares de blocos de pedra desde a "Câmara do Rei" até o lado de fora. Esses "respiradouros" como foram chamados, serviam para ventilar o defunto.


Esses "respiradouros" foram observados primeiramente por Virgínia Trimble e Alexander Badawy, que notaram que eles apontavam para o Cinturão de Órion,  aparentemente com o objetivo de mirar a alma do rei morto em direção àquela constelação

O Engenheiro e autor do livro “The Órion Mystery” da editora Heinemann Robert Bauval ,descobriu brilhantemente junto com Adrian Gilbert que as 3 Pirâmides de Gizé foram construídas como uma imagem espelhada do que chamamos de Cinturão de Órion. Os Egípcios apontavam essas 3 estrelas como o lugar de onde veio os "deuses", eles ainda acreditavam que os espíritos dos Faraós vinham de lá. Assim no platô de Gizé temos uma reprodução da imagem espelhada dessas estrelas, que seguem em tamanho o equivalente ao brilho de cada uma delas. O tamanho e a posição de cada uma tem relação perfeita com os três astros.
Embora Virgina Trimble e Alexander Badawy tenham sido os primeiros a notar que os "respiradouros" da pirâmide de Quéops apontavam para a Constelação de Órion, aparentemente com o objetivo de mirar a alma do rei morto em direção àquela constelação, Bauval foi o primeiro a notar que o alinhamento das três pirâmides era uma acurada imagem espelhada das Três Marias, como são chamadas no Brasil as estrelas Alnitak, Alnilam e Mintaka, que formam o "cinturão" de  Órion.  A isso ele deu o nome de Teoria da Correlação, que forma a espinha dorsal de sua pesquisa. 
 

Inicialmente Bauval usou o programa de astronomia Skyglobe para checar o alinhamento das estrelas em 2450 A.C.  O software foi suficiente para clarear a mente de Bauval quanto ao valor da sua descoberta.  O programa Skyglobe também pode colocar a Via-Láctea nos mapas celestes que produz, e ao fazer isso Bauval encontrou as evidências para a sua teoria.  Gizé está a oeste do Nilo, da mesma forma que Órion está a "oeste" da Via-láctea, e na mesma proporção em que Gizé está para o Nilo. É muito importante entender que o céu era diferente no tempo das pirâmides. A forma geral das Três Marias tem permanecido igual, embora muitas outras partes do céu tenham mudado drasticamente.  Graças aos sofisticados programas de computador, é possível projetar o céu de volta no tempo, o que permitiu a Bauval verificar e construiu sua teoria.

Ao que parece, todas as construções na planície de Gizé estão espetacularmente alinhadas. No solstício de verão, quando visto da Esfinge, o Sol se põe exatamente no centro da grande Pirâmide e de sua vizinha, a pirâmide Quéfren. No dia do solstístico de inverno, visto da entrada da Grande Pirâmide, o Sol nasce exatamente ao lado esquerdo da base da cabeça da Esfinge e passa toda a cabeça até se pôr ao lado direito de sua base. A geometria da três pirâmides tem sido uma fonte de confusão por muitos anos, por causa da maneira aparentemente imperfeita com que foram alinhadas. É curioso, porque foram os egípcios os inventores da geometria.  

Existem muitas perguntas sem resposta sobre a pirâmide. Que civilização possuía tão  grandes conhecimentos não só da Terra, mas de varias outras ciências para construir tão grande monumento há 4.000 anos atras. Como os antigos egípcios encaixaram pedras tão grandes com tanta exatidão, usando ferramentas simples como martelos, talhadeiras, alavancas e cordas? Hoje, muitas pessoas acham que os antigos egípcios tinham um conhecimento especial, que foi destruído ou roubado. Alguns vão até mais longe, sugerindo que visitantes de outro mundo a construíram. Um outro mistério é como os lados das pirâmides são exatamente simétricos com as linhas norte-sul, leste-oeste que o homem moderno desenha no globo. Isso significa que os antigos egípcios sabiam o tamanho e o formato da terra? E, também, parece que os corredores dentro da Grande Pirâmide podem se alinhar com certas estrelas. Com certeza muitas perguntas que não terão respostas tão cedo.

Durante séculos, a Pirâmide foi denominada "o centro das dimensões e do conhecimento". E em pleno século 21, a pirâmide coexiste com todos os avanços tecnológicos citados no início. E mesmo utilizando-se as mais complexas técnicas que hoje se conhece, não seria possível ser reproduzida. Ela, com toda sua majestade e simplicidade, resguarda o Conhecimento há séculos e resiste ao tempo para contar, talvez também, a Nossa História.

16 comentários:

  1. Uma explicação muito interessante sobre um assunto fascinante. Parabéns!

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. As piramides são realmente fascinantes, ainda me pergunto como foram construidas!

    ResponderExcluir
  3. Realmente um assunto fascinante, mas não é so no egito que existem piramides, há varias delas espalhadas por todo o mundo...o que aumenta o misterio...teriam relação essas civilizações antigas!?

    ResponderExcluir
  4. isso e muito inmportante mas tem que por mais coisas sobre piramides

    ResponderExcluir
  5. CONCERTEZA MUITO INTERESSANTE, O MUNDO AINDA TEM TANTAS PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS, QUE MUITOS DE NOS MORREREMOS E NÃO IREMOS SABER AS RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  6. E IMPRESSIONANTE,VER ASPEIRAMEDES ,COMO ELES AN SUA EPOCA TINHA TANTO CONHECIMENTOS COMO ESSES BLOCOS VIAJARAM MAS DE 800 KILOMTROS E UMA COISA Q ENCANTA...

    ResponderExcluir
  7. cara,o Egito Antigo me fascina...
    me amarro nessa cultura...
    um dia eu ainda verei essas pirâmides bem de perto em nome de Jesus !

    ResponderExcluir
  8. AS PIRAMIDES DO EGITO E SHOW,QUANDO DER VOU QUERER FAZER UMA VIAGEM AO EGITO

    ResponderExcluir
  9. Também quero conhecer as Pirâmides! Estava lendo sobre os egípcios em A caminho da luz (Chico Xavier) e deu uma enorme vontade de ler sobre essa civilização. Logo, cheguei a esse blog. Gostei!

    ResponderExcluir
  10. valeu cara! estou fazendo meu trabalho de artes q é sobre as pirâmides e aqui achei o que estava precisando!

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  12. uma piramide tem quantos lados?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails