A pedra que Levita


O mundo está repleto de mistérios e coisas inacreditáveis que muitas vezes desafiam a ciência a explicá-los. É quando surge a fé e as explicações místicas que tentam dar algum senso de compreensão para aqueles fenômenos desconhecidos. Por mais que nossa ciência tradicional avance produzindo computadores, sensores e métodos de estudar o universo macrocósmico e microcósmico de tudo que nos cerca, ainda estão na fila para ser explicados vários fenômenos estranhos.




Um dos mais espantosos mistérios da Índia, encontra-se na cidade de Shivapur onde duas enigmáticas pedras repousam próximas a um santuário. 
Uma delas pesa 55 quilos; a outra, 41 quilos. Quando onze homens tocam a pedra maior; e nove, tocam a pedra menor, enquanto entoam uma frase mágica, as duas pedras erguem-se no ar até dois metros de altura, como se a gravidade deixasse de existir. 
Muitos cientistas europeus e asiáticos têm estudado o fenômeno das pedras "levitantes" de Shivapur.
A frase mágica, escrita na parede do santuário, Qamar ali Derviche está relacionada com a lenda que explica o fenômeno. O local onde ficam as pedras é a sepultura de um santo muçulmano chamado Qamar Ali que viveu no século XVII. Ele pertencia à seita sufi, o ramo mais místico [ou metafísico] do islamismo. O jovem morreu aos 18 anos. Considerado santo, seu túmulo tornou-se lugar de peregrinação.
As pedras, foram colocadas naquele local a pedido do jovem moribundo que profetizou o prodígio: “Se onze homens colocarem o indicador sob a pedra e chamarem meu nome, eu erguerei a pedra na altura de suas cabeças. Este é um símbolo para lembrar que o poder espiritual é maior que a força bruta.”
Há muitas explicações possíveis para o fenômeno que se realiza ante o olhar perplexo de qualquer um que queira testemunhá-lo. Um deles está relacionado com as propriedades do som, que só agora começa a despertar uma curiosidade científica efetiva.
Um som não é apenas um fenômeno acústico, portanto ele é algo capaz de influenciar não apenas o órgão da audição, mas também produzir outras manifestações físicas. A Física clássica conhece perfeitamente o efeito da ressonância que pode se fazer presente em tudo, pois a estrutura da natureza é essencialmente vibratória. Mas outras possibilidades ainda mais fantásticas e desconhecidas, podem repousar nos mistérios do som.
Essa é uma das explicações para o fenômeno de Shivapur; outras teoria evocam o mesmerismo (hipnose coletiva), o magnetismo, a numerologia, o poder da mente etc.. O povo, entretanto, acredita que é o espírito do santo que sustenta as pedras.  
Alguns acreditam que o peso da pedra 41 quilos pode ser facilmente levantada, se você dividir o peso pelas 9 pessoas, cerca de 5 quilos para cada um, conseguiriam exercer uma pressão com o dedo indicador.
Seja isso um fato real ou não, é impossível não imaginar que tudo pode não passar da divisão do peso do objeto para cada qual dos participantes, que erguem a pedra com fé. No vídeo a pedra não parece flutuar no ar como dizem. Fica a duvida.

Fonte: Levitating Stones por Margaret Deefholts, 2001
 

3 comentários:

  1. Eu acho que não passa de um truque assim como aquele do homen que levitava, e como você falou e também percebi, não parece levitar


    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Interessante, bem interessante.
    Há o sentido da Fé.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, mas sem querer dar uma de "ver para crer" será que já está totalmente descartada a possibilidade de truques e fraudes? Mas que existem mistérios sem explicação existem sim. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails