Poderes da Mente - Psicocinese


Você com certeza já deve ter ouvido falar de casos ou "causos" relacionados a paranormais. Existem inumeros relatos, e todos eles podem ser classificados em 2 grupos: os que estão relacionados ao conhecimento (percepção extra-sensorial) e os que atuam sobre a matéria (psicocinese). Entenda um pouco desses fenomenos e algumas das principais manifestações.
PSICOCINESE
Também chamada pelos especialistas pela forma abreviada PK (do inglês psychokinesis). É a suposta habilidade de afetar objetos físicos ou seres vivos a distância, sem usar a musculatura ou forças físicas conhecidas. Literalmente, significa mover coisas com o poder da mente. Isso porque, segundo essa teoria, a energia de cada um de nós pode setransformar e se exteriorizar. Dirigida pela mente, ela atuaria sobreobjetos, movimentando-os e quebrando-os. O poltergeist (que em alemãosignifica “espírito barulhento”) seria um exemplo disso, assim como os entortadores de talheres.

Casos de movimentação de objetos grandes e pesados ou de quebrarcoisas sem tocar nelas, e levitação de objetos são bastante questionados pela ciência, mas háindícios de que efeitos menores, imperceptíveis a olho nu, podemrealmente acontecer.

Um dos casos mais estudados de psicocinese é o da russa Nina Kulagina.Ela ficou famosa por supostamente conseguir movimentar a distânciaobjetos como palitos de fósforos, cigarros, bolas de cristal, pêndulose saleiros. Numa das experiências mais curiosas, ela teria feito pararo coração de um sapo, realizando a BIO-PK (É a psicocinese aplicada diretamente num ser vivo). O fenômeno teria ocorrido num laboratório em1970. Um psiquiatra que tomou conhecimento do evento duvidou dahistória e se ofereceu para uma experiência semelhante. Os dois sesentaram um de frente para o outro a uma distância de 2 metros e meio.Eletrodos de um equipamento de eletrocardiografia foram colocados nopsiquiatra. Em dois minutos, segundo testemunhas, o coração do médicodisparou de forma assustadora. O desgaste, registrado peloeletrocardiograma, teria chegado a tal ponto que a experiência teve deser imediatamente suspensa para que não ocorresse um incidente fatal.Para comprovar os poderes psicocinéticos de Nina, algumas de suasdemonstrações foram gravadas em fitas de vídeo.

Mesmo assim, cientistasmais céticos afirmam que as supostas habilidades da russa não sobreviveriam a um teste mais rigoroso. A psicocinese, assim comooutros fenômenos parapsicológicos, pode se manifestar em qualquerpessoa. No entanto, esses fenômenos são espontâneos, involuntários eincontroláveis, ou seja, não dá para usar o poder da mente com dia ehora marcados, como propagandeiam alguns supostos paranormais, como UriGeller. O israelense ficou mundialmente famoso por entortar colheres,“desmaterializar” objetos e desviar raios laser, entre outras coisas.

Outro caso de manifestação psicocinética é a transferência de imagens mentaispara objetos. Uma das histórias mais famosas é a do americano TedSerios, que era tido como alguém com personalidadepsicopática. Serios ficou conhecido por supostamente conseguir produzirimagens positivas em filmes virgens por meio da impregnação mental.Segundo relatos, ele transferia imagens para os filmes olhandofixamente para a lente de uma Polaroid. Nesse tipo de máquinafotográfica, os filmes são revelados na hora. O detalhe é que oamericano só conseguia fazer boas imagens após beber várias latas decerveja e algumas doses de uísque. Uma série de experimentos foi feitacom Serios, mas os cientistas reclamaram que não havia condições paraevitar truques. Motivo: Serios se recusava a fazer o experimento quandoas condições impostas pelos cientistas eram muito rigorosas.

Quando a ação da psicocinese é diretamente observável, como no caso de um movimentode objetos sem uma explicação aparente, é chamada de macro-PK. Se amanifestação não é observável a olho nu, ou seja, se seus efeitos sãofracos, leves e microscópicos, denomina-se micro-PK.

Em 1989, o engenheiro e parapsicólogo Dean Radin e o psicólogo RogerNelson publicaram uma meta-análise do conjunto de resultados obtidospor esse tipo de experimento. Fazer uma meta-análise significa combinarresultados de diferentes estudos para obter um resultadoestatisticamente significativo. Radin e Nelson analisaram mais de 800experimentos de micro-PK, realizados por mais de 60 pesquisadores aolongo dos 30 anos anteriores. O resultado é que o índice de acerto foide 51%. Aos olhos de um leigo, a diferença pode parecer pequena, mas aprobabilidade de esse resultado ocorrer por acaso é de uma em umtrilhão (para você ter uma idéia, a probabilidade de acertar namega-sena, com a aposta mínima, é de uma em 50 milhões).

A psicocinese é um tema envolto em polêmicas econtroversias. Nenhuma resposta simples pode ser dada, já que diferentespessoas exigem diferentes padrões de comprovação. Fenômenospsicocinéticos existem? Bem, considerando as evidências experimentais,a resposta é: talvez. Se levarmos em conta os resultados obtidos emlaboratórios, que se repetem com regularidade e que podem serexplicados com as leis da ciência conhecidas, a resposta é: não. Masisso não significa que ela necessariamente não exista. Achar que aciência tem respostas para tudo é um erro. No século 19, as pessoas nãoconheciam a radioatividade, apesar de ela já existir. O grande desafiopara os que estudam a parapsicologia é conseguir incorporar ao âmbitodo normal e do natural, dentro de uma teoria explicativa satisfatória,fatos que durante muito tempo foram tidos como anormais, supranaturaisou paranormais. Ou seja, fazer com que o sobrenatural seja visto comonormal.

Veja Também:

2 comentários:

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails