O Universo dentro de um Buraco Negro?


Você já ouviu esta, certo?. Não, então entenda esta intrigante teoria deste físico chamado Nikodem Poplawski, e veja se ela faz sentido. Poplawski diz que um Buraco Negro pode ser conectado através de uma ponte chamada de Einstein-Rosen (ou Buraco de Minhoca) a um buraco branco - que seria o inverso do buraco negro. Cada ponte teria um universo, como o nosso, residindo nela.


Os buracos de minhoca são considerados possíveis com base na teoria da relatividade de Einstein, que diz que toda massa curva o espaço-tempo. Para entender esta curvatura, pense em duas pessoas segurando e esticando bem um lençol. Se uma pessoa colocasse uma bola de beisebol sobre o lençol, com o peso a bola rolaria para o meio do lençol, fazendo com que ele se curvasse naquele ponto. Agora, se uma bola de gude fosse colocada na beira do mesmo lençol ela viajaria na direção da bola de beisebol por causa da curva.













 Imagine que o espaço é um plano bidimensional curvado, buracos de minhoca como este seriam formados por duas massas que aplicam força suficiente no espaço-tempo para criar um túnel que conecta pontos distantes do universo.
.
A teoria da relatividade diz que, à medida que a velocidade de um objeto se aproxima da velocidade da luz, o tempo desacelera. Os cientistas descobriram que mesmo na velocidade de uma nave espacial, os astronautas podem viajar alguns nanossegundos para o futuro. Para entender isto, imagine duas pessoas, um indivíduo A e um indivíduo B. O indivíduo A fica na Terra, enquanto o indivíduo B decola num foguete espacial. Na decolagem, seus relógios estão em perfeita sincronia. Quanto mais próximo da velocidade da luz viajar o foguete do indivíduo B, mais devagar passará o tempo para ele (em relação ao indivíduo A). Se o indivíduo B viajar durante poucas horas a 50% da velocidade da luz e retornar à Terra, ficará óbvio para ambos que o indivíduo A envelheceu bem mais rápido do que o indivíduo B. Esta diferença no envelhecimento se dá porque o tempo passou muito mais rápido para o indivíduo A do que para o indivíduo B, que estava viajando mais próximo da velocidade da luz. Esse cenário, com cara de ficção científica, no qual nosso universo nasceu dentro um buraco de minhoca, está em um artigo que acaba de ser publicado em uma das mais importantes revistas de Física do mundo.
.
Alguns problemas enfrentados pela Física poderiam ser explicados por esta teoria. Um deles por exemplo é a gravidade. Embora seus efeitos possam ser sentidos o tempo todo, ela não se dá com as outras forças conhecidas. Nenhum cientista conseguiu até hoje desenvolver uma teoria que junte a gravidade às forças nucleares fraca e forte e ao electromagnetismo.
O outro problema é a expansão do Universo. A gravidade deveria estar fazendo com que ele estivesse se contraindo, ou no mínimo, ela deveria estar desacelerando sua expansão. Mas as observações mostram o contrário, o que fez surgir as teorias da matéria escura e da energia escura. Nikodem Poplawski, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, acredita que esses problemas podem ser resolvidos se nosso universo tiver nascido quando uma estrela gigante, situada em um universo muito maior e muito mais antigo do que o nosso, colapsou, formando uma ponte para um outro universo.
.
Se o nosso universo surgiu no meio dessa ponte entre esses dois outros universos, a gravidade pode ser rastreada para antes daquele instante mágico do Big Bang, permitindo sua unificação com as outras forças. E a expansão acelerada do nosso universo seria explicada pelo simples fato de que estaríamos "vazando" pelo buraco de minhoca, atraídos por outro universo.
.
"Como a teoria geral da relatividade de Einstein não escolhe uma orientação para o tempo, se um buraco negro pode se formar a partir do colapso gravitacional de matéria através de um horizonte de eventos no futuro, então o processo inverso também é possível. Um processo assim poderia descrever um buraco branco explodindo: a matéria emergindo de um horizonte de eventos no passado, exatamente como o Universo em expansão," explica Poplawski.
 .
Um buraco branco é conectado a um buraco negro por uma ponte de Einstein-Rosen (ou buraco de minhoca) e é, hipoteticamente, a reversão no tempo de um buraco negro.
.
"Do que decorre que o nosso universo poderia ter-se formado dentro de um buraco negro existente dentro de outro universo", defende ele. Ou, mais especificamente, dentro de um buraco de minhoca que une dois outros universos.

Segundo ele, o conceito de um universo que nasce no interior de um buraco negro de Einstein-Rosen poderia evitar ainda o problema da física atual com o chamado problema da perda de informação dos buracos negros, que afirma que toda e qualquer informação sobre a matéria é perdida quando ela passa pelo horizonte de eventos de um buraco negro - por sua vez, desafiando as leis da física quântica.
.
Poplawski admite que apenas um experimento ou uma observação direta poderiam revelar o movimento de uma "partícula" - tão grande quanto o nosso próprio universo - em um buraco negro real.
Mas ele também salienta que, como os observadores somente podem ver o lado de fora de um buraco negro, o interior não pode ser vislumbrado a menos que um observador entre no buraco negro ou já more lá.
.
"Esta condição seria satisfeita se o nosso universo estiver no interior de um buraco negro existente em um universo maior," afirma ele.
.
O que parece é que a ficção cientifica esta a alguns anos luz a frente. Quem sabe ? Pode ser possível que cada buraco negro possa ser a porta  para o outro universo, como um Big Bang de um novo Universo, assim como o nosso nasceu a partir de um buraco negro anterior a ele.  Por enquanto isto não pode ser provado, mas a teoria vai existir ate que seja provado o contrario.
.
Fonte:
HowStuffWorks
OuterSpace

10 comentários:

  1. Olá!

    Esta teoria é muito interessante. Quanto à expansão do Universo, li recentemente algo que diz que ele não é infinito mas não tem limite. Deste modo está a expandir-se a grande velocidade para depois abrandá-la e começar a contrair-se num Big Crunch (pelo que percebi é um dos contrários de Big Bang).

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Incrivelmente "parecido" com o artigo do Site Inovação Tecnológica. Mas você não o citou como fonte.

    Moisés

    ResponderExcluir
  3. Se for ver, existem diversos outros artigos parecidos, se não o citei como fonte é porque ele não foi utilizado.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo!
    Interessante teoria, que eu já tinha dado uma olhada antes... Em outros lugares. :)

    Abraços,
    Mari.

    ResponderExcluir
  5. o universo vai se expandir ate desaparecer e entao vai expandir novamente, e repetira esse processo eternamente, mas a parte importante é que quando ele se expandir novamente, tudo será exatamente como é agora, cada erro que cometer agora, será por você revivido para sempre, então aconselho que façam certo desta vez, por que esta vez, é tudo que temos.

    ResponderExcluir
  6. muito boa postagem sinceramente, adoro esse tipo de matriaa e accjo muitoo verdadeiro isso

    ResponderExcluir
  7. a onda de buraco negro é muito errada foi criado um estereótipo escroto nisso.
    O buraco negro nem é um buraco. é uma área onde a gravidade é desconsiderada. É como se voce jogasse uma bola pra cima e ela voltasse, quanto mais forte mais alto ela vai e volta do mesmo jeito se você fosse capaz d jogar essa bola de forma que ela alcançasse uma velocidade de aproximadamente 250.000 KM/s ela subiria e a gravidade seria ignorada e com isso ela não voltaria mais. Com o buraco negro é a mesma coisa, ele cria ali uma velocidade tão grande que a até a luz vai e não volta.
    Não existe buraco, e ele não é negro, o que acontece é que a luz se vai e com isso não ha cores.

    ResponderExcluir
  8. o termo "buraco negro" provêm do seu aspecto. Como é óbvio pelo nome apresenta um apecto negro e é chamado de buraco porque como se pode visualizar na Terra se construírmos um buraco e atirarmos uma bola para dentro deste esta fica lá "armazenada". O mesmo acontece com a matéria dentro dum buraco negro. Mas se, teoricamente, construíssemos um buraco dum lado ao outro da Terra, ignorando o aumento da força de gravidade com a aproximação ao centro da Terra, ou seja, se considerarmos que a força gravitacional seria uniforme dentro desse buraco, como acontece na ponte de Einstein-Rosen (buraco da minhoca), então a bola atravessaria a Terra e apareceria na outra extremidade do buraco. Desta forma conseguimos explicar simplificadamente um buraco negro (buraco inicial por onde caiu a bola), a ponte de Einstein-Rosen, ou buraco da minhoca (o espaço que liga ambas as extremidades do buraco) e um buraco braco (extremidade do buraco de onde surge a bola)

    Ass: Zé Pedro

    ResponderExcluir
  9. A questão se coloca desta forma:

    Explicar a origem e a evolução do universo com as seguintes ferramentas cientifícas (TEORIAS PLAUSÍVEIS E EXPERIMENTAÇÕES):

    * Teora da Relatividade
    * Buracos-negros
    * Física Quântica
    * Teoria da Inflação Cósmica
    * o Problema do "pré-Big Bang" (ou seja, o que havia antes deste nascimento do Universo?)
    * Universos Paralelos
    * a Natureza do Tempo (com um exemplo: procurem na net a questão "Problema da Seta do Tempo")
    * e por fim (afff ...) a Teoria do Campo Unificado (ou como os cientistas chamam este tópico atualmente:
    "Teoria da Gravitação Quântica", a fusão da Teoria einsteiniana com a física quântica)

    Ressalva: Einstein jamais aceitou a Física Quântica da forma como ela é concebida !!!

    Bem, penso que todo mundo já deve ter ouvido falar (e tentado entender de forma "simples" na medida do possível), pelo menos uma vez na vida, sobre UM tópico acima que coloquei, não é ?????

    Vlw e até ...

    ResponderExcluir
  10. Esse cientista publicou minha teoria, Eu postei esse teoria já faz tempo, pode pesquisar no gogole por: Roberto+"Universo foi criado dentro de um buraco negro diz cientista." pena q o pessoal do blog que postei excluirão minha conta. será pq.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails