Nossos signos são determinados pela posição do Sol alinhada com determinada constelação. Porém os signos foram considerados com um posicionamento do Sol nas respectivas constelações há mais de 2.000 anos, e esse posicionamento mudou durante esse tempo todo. Você então pode não ser do signo que você pensa, ou pode até ser de um signo que hoje não existe. A eclíptica - ou órbita aparente, que é a posição do Sol conforme observamos da Terra - passa pelas constelações que formam o Zodíaco - Áries, Touros, Gêmeos, Câncer, Leão Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Os signos são determinados pela posição do Sol - a constelação em que o Sol estivesse no momento do seu nascimento determina o seu signo.
Astrônomos antigamente observaram que o Sol caminhava pelos signos do Zodíaco durante o correr de cada ano, permanecendo cerca de um mês em cada constelação. Daí calcularam que cada constelação corresponde a 30 graus da eclíptica. Ate aqui certo, mas um fenômeno chamado precessão modificou a posição das constelações. O "ponto zero" do Zodíaco era determinado no primeiro dia da primavera no hemisfério Norte - que é o equinócio de primavera, e ocorre na interseção da órbita aparente da Terra (a eclíptica) com o equador celestial. Por volta do ano 600 AC o "ponto zero" estava em Áries e era chamado de "primeiro ponto de Áries". A constelação de Áries ocupava os primeiros 30 graus da eclíptica; entre os graus 30 e 60 ficava Touro; de 60 a 90 ficava Gêmeos, e assim sucessivamente para todas as 12 constelações do Zodíaco.
Ninguém sabia na época, mas a Terra continuamente movimenta seu eixo de rotação em ciclos de 25.800 anos. Esse movimento é chamado precessão, e é causado pela atração gravitacional da Lua sobre a zona equatorial da Terra. Durante os últimos 2.500 anos esse "balanço" fez com que o ponto de interseção entre a eclíptica e o equador celeste se movesse 36 graus para oeste ao longo da eclíptica. Isso significa que os signos "escorregaram" quase um mês, para o oeste. Por exemplo, aqueles que nasceram entre 21 de março e 19 de abril consideram-se de Áries. Hoje, o Sol não está mais na constelação de Áries durante a maior parte desse período: entre 11 de março e 18 de abril o Sol está, na verdade, na constelação de Peixes.
Seu signo "real"
A tabela abaixo mostra as datas em que o Sol está realmente passando pelas constelações do Zodíaco, de acordo com os limites atuais das constelações e levando em consideração a correção da precessão.
Você deverá notar que quando a precessão é levada em conta o seu signo pode mudar. E tem mais: se você nasceu entre 29 de novembro e 17 de dezembro seu signo é na verdade um que você nunca se quer ouviu: Ophiuchus. A eclíptica passa através da constelação de Ophiuchus (ou da Serpente) logo após passar por Escorpião.
Capricórnio - Jan 20 a Fev 16
Aquário - Fev 16 a Mar 11
Peixes - Mar 11 a Abr 18
Áries - Abr 18 a Mai 13
Touro - Mai 13 a Jun 21
Gêmeos - Jun 21 a Jul 20
Câncer - Jul 20 a Ago 10
Leão - Ago 10 a Set 16
Virgem - Set 16 a Out 30
Libra - Out 30 a Nov 23
Escorpião - Nov 23 a Nov 29
Ophiuchus - Nov 29 a Dez 17
Sargitário - Dez 17 a Jan 20
Áries - Abr 18 a Mai 13
Touro - Mai 13 a Jun 21
Gêmeos - Jun 21 a Jul 20
Câncer - Jul 20 a Ago 10
Leão - Ago 10 a Set 16
Virgem - Set 16 a Out 30
Libra - Out 30 a Nov 23
Escorpião - Nov 23 a Nov 29
Ophiuchus - Nov 29 a Dez 17
Sargitário - Dez 17 a Jan 20
FONTE:´
Olá, este artigo postado esta correto na visão astronomica, porém na astrologia não é a constelação que define o signo, a constelação foi usada há milenios atrás hj porém é apenas um nome de referencia e poderia ser qualquer nome, foi mantido apenas como tradição. Embora a ciencia não corrobora com determinados temas Platão que foi quem inicialmente descobriu o movimento chamado de presseção dos equinócios, isso foi um trabalho de um astrólogo há mais de 2.000 anos. Ou seja, essa alteração sempre foi conhecida pelos astrologos e redescoberta ou melhor, confirmada pela astronomia. Os signos astrológicos continuam o mesmo, eu sou sagitariano pq o Sol estava na nona posição ou em sagitário, mas não na constelação de sagitário e sim em um campo determinado de 30 graus no céu, mas meu signo astronômico é serpentário, pq ocupa no céu uma parte desta região de 30 graus onde foi denominado o nome Sagitário, o que na astrologia não muda nada, apenas um nome ou melhor, nomenclatura.
ResponderExcluiro rapaz que fez o comentário anterior ignorou o fato de que as caraterísticas dos signos, suas influências e etc, são determinadas pelas energias e irradiações provenientes dos astros, e que a interpretação predominante na astrologia leva em conta a influência energética das consetelações que dão nome aos signos.
ResponderExcluirpor isso que existem as eras ("era de aquário", "era de peixes"), que são determinadas pela constelação em que o sol "transita" durante o equinócio de 21 de março.
atualmente, o sol está em peixes no dia 21/03, por isto estamos na "era de peixes". quando a precessão fizer com que o sol se encontre em aquário no dia 21/03 (o que dizem por aí que ocorrerá daqui a cerca de 500 anos), estaremos na "era de aquário" (que já é profetizada como um era de paz e grande evolução espiritual para a humanidade há vários milênios pelos astrólogos conhecedores da precessão).
sei que ainda terá gente que discordará do que escrevi aqui e concordará com o rapaz do comentário anterior... mas isso é a mesma coisa que discutir se o dia começa à meia-noite ou quando o sol nasce: para o ser humano, começa à meia-noite; para o resto da natureza, começa quando o sol nasce...
vale lembrar também que o sol não nasce repentinamente fazendo o dia clarear como se apertássemos um interruptor, mas que sua luz vem chegando gradativamente. da mesma maneira, a transição entre as constelações zodiacais não é abrupta, e a influência da energia do próximo signo vai aumentando gradativamente conforme ele vai se aproximando.
Oia eu aqui de novo, gostei de seu blog,como um bom Escorpiano-Libriano sou curioso e para mim ficção,fantasia e verdade andam juntos... parabéns pelo visual do blog e postagens excelentes...ate mais...fuiiii
ResponderExcluir