Seu Signo pode Estar Errado!


Nossos signos são determinados pela posição do Sol alinhada com determinada constelação. Porém os signos foram considerados com um posicionamento do Sol nas respectivas constelações há mais de 2.000 anos, e esse posicionamento mudou durante esse tempo todo. Você então pode não ser do signo que você pensa, ou pode até ser de um signo que hoje não existe. A eclíptica - ou órbita aparente, que é a posição do Sol conforme observamos da Terra - passa pelas constelações que formam o Zodíaco - Áries, Touros, Gêmeos, Câncer, Leão Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Os signos são determinados pela posição do Sol - a constelação em que o Sol estivesse no momento do seu nascimento determina o seu signo.


Astrônomos antigamente observaram que o Sol caminhava pelos signos do Zodíaco durante o correr de cada ano, permanecendo cerca de um mês em cada constelação. Daí calcularam que cada constelação corresponde a 30 graus da eclíptica. Ate aqui certo, mas um fenômeno chamado precessão modificou a posição das constelações. O "ponto zero" do Zodíaco era determinado no primeiro dia da primavera no hemisfério Norte - que é o equinócio de primavera, e ocorre na interseção da órbita aparente da Terra (a eclíptica) com o equador celestial. Por volta do ano 600 AC o "ponto zero" estava em Áries e era chamado de "primeiro ponto de Áries". A constelação de Áries ocupava os primeiros 30 graus da eclíptica; entre os graus 30 e 60 ficava Touro; de 60 a 90 ficava Gêmeos, e assim sucessivamente para todas as 12 constelações do Zodíaco.

Ninguém sabia na época, mas a Terra continuamente movimenta seu eixo de rotação em ciclos de 25.800 anos. Esse movimento é chamado precessão, e é causado pela atração gravitacional da Lua sobre a zona equatorial da Terra. Durante os últimos 2.500 anos esse "balanço" fez com que o ponto de interseção entre a eclíptica e o equador celeste se movesse 36 graus para oeste ao longo da eclíptica. Isso significa que os signos "escorregaram" quase um mês, para o oeste. Por exemplo, aqueles que nasceram entre 21 de março e 19 de abril consideram-se de Áries. Hoje, o Sol não está mais na constelação de Áries durante a maior parte desse período: entre 11 de março e 18 de abril o Sol está, na verdade, na constelação de Peixes.

Seu signo "real"

A tabela abaixo mostra as datas em que o Sol está realmente passando pelas constelações do Zodíaco, de acordo com os limites atuais das constelações e levando em consideração a correção da precessão.
Você deverá notar que quando a precessão é levada em conta o seu signo pode mudar. E tem mais: se você nasceu entre 29 de novembro e 17 de dezembro seu signo é na verdade um que você nunca se quer ouviu: Ophiuchus. A eclíptica passa através da constelação de Ophiuchus (ou da Serpente) logo após passar por Escorpião.

Capricórnio - Jan 20 a Fev 16
Aquário - Fev 16 a Mar 11
Peixes - Mar 11 a Abr 18
Áries - Abr 18 a Mai 13
Touro - Mai 13 a Jun 21
Gêmeos - Jun 21 a Jul 20
Câncer - Jul 20 a Ago 10
Leão - Ago 10 a Set 16
Virgem - Set 16 a Out 30
Libra - Out 30 a Nov 23
Escorpião - Nov 23 a Nov 29
Ophiuchus - Nov 29 a Dez 17
Sargitário - Dez 17 a Jan 20

FONTE:´

3 comentários:

  1. Olá, este artigo postado esta correto na visão astronomica, porém na astrologia não é a constelação que define o signo, a constelação foi usada há milenios atrás hj porém é apenas um nome de referencia e poderia ser qualquer nome, foi mantido apenas como tradição. Embora a ciencia não corrobora com determinados temas Platão que foi quem inicialmente descobriu o movimento chamado de presseção dos equinócios, isso foi um trabalho de um astrólogo há mais de 2.000 anos. Ou seja, essa alteração sempre foi conhecida pelos astrologos e redescoberta ou melhor, confirmada pela astronomia. Os signos astrológicos continuam o mesmo, eu sou sagitariano pq o Sol estava na nona posição ou em sagitário, mas não na constelação de sagitário e sim em um campo determinado de 30 graus no céu, mas meu signo astronômico é serpentário, pq ocupa no céu uma parte desta região de 30 graus onde foi denominado o nome Sagitário, o que na astrologia não muda nada, apenas um nome ou melhor, nomenclatura.

    ResponderExcluir
  2. o rapaz que fez o comentário anterior ignorou o fato de que as caraterísticas dos signos, suas influências e etc, são determinadas pelas energias e irradiações provenientes dos astros, e que a interpretação predominante na astrologia leva em conta a influência energética das consetelações que dão nome aos signos.

    por isso que existem as eras ("era de aquário", "era de peixes"), que são determinadas pela constelação em que o sol "transita" durante o equinócio de 21 de março.
    atualmente, o sol está em peixes no dia 21/03, por isto estamos na "era de peixes". quando a precessão fizer com que o sol se encontre em aquário no dia 21/03 (o que dizem por aí que ocorrerá daqui a cerca de 500 anos), estaremos na "era de aquário" (que já é profetizada como um era de paz e grande evolução espiritual para a humanidade há vários milênios pelos astrólogos conhecedores da precessão).

    sei que ainda terá gente que discordará do que escrevi aqui e concordará com o rapaz do comentário anterior... mas isso é a mesma coisa que discutir se o dia começa à meia-noite ou quando o sol nasce: para o ser humano, começa à meia-noite; para o resto da natureza, começa quando o sol nasce...

    vale lembrar também que o sol não nasce repentinamente fazendo o dia clarear como se apertássemos um interruptor, mas que sua luz vem chegando gradativamente. da mesma maneira, a transição entre as constelações zodiacais não é abrupta, e a influência da energia do próximo signo vai aumentando gradativamente conforme ele vai se aproximando.

    ResponderExcluir
  3. Oia eu aqui de novo, gostei de seu blog,como um bom Escorpiano-Libriano sou curioso e para mim ficção,fantasia e verdade andam juntos... parabéns pelo visual do blog e postagens excelentes...ate mais...fuiiii

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails